Notas da CMC: 17 temas em alta na Câmara de Curitiba neste 20 de agosto

por Fernanda Foggiato, Marcio Silva e Cintia Garcia*, especial para a CMC | Revisão: Celso Kummer** — publicado 20/08/2025 16h55, última modificação 18/09/2025 09h29
Diálogos Metropolitanos, Conferência da Mata Atlântica, Câmara Aberta e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 17 temas em alta na Câmara de Curitiba neste 20 de agosto

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 20 de agosto de 2025. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta quarta-feira (20) do Legislativo da capital do Paraná.

Evento “Diálogos Metropolitanos” será nesta quinta (21)

Primeiro-secretário da Casa Bruno Rossi (Agir), convidou a todos para o evento inédito e gratuito “Diálogos Metropolitanos – Fortalecendo o Planejamento Integrado na Região Metropolitana de Curitiba”, nesta quinta-feira (21), das 8h às 18h, na Câmara Municipal. A programação conta, ainda, com dois encontros simultâneos: o “1º Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Metropolitano” e o “2º Encontro dos Parlamentos da Região Metropolitana de Curitiba”. “Fica o convite para a participação popular”, reforçou o vereador.

Vereadores destacam realização da Conferência da Mata Atlântica I

O presidente Tico Kuzma (PSD) e o líder do governo na Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSD), destacaram as atividades do primeiro dia da Conferência da Mata Atlântica Pré-COP 30 Biomas, nesta terça-feira (19), em Curitiba. Kuzma registrou a participação no evento preparatório para a COP30 de Belém, junto ao prefeito Eduardo Pimentel, e o protocolo da Política Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (005.00612.2025).

Vereadores destacam realização da Conferência da Mata Atlântica II

Conforme Kuzma, a proposta tem o objetivo de “alcançar a neutralidade das emissões de gases do efeito estufa e também promover a resiliência climática da cidade até 2050”. “É uma lei que promove e garante o desenvolvimento sustentável da cidade”, acrescentou. “É importante que esta Casa, desde já, estude este projeto, para que possamos aprovar ainda este ano e tenhamos uma legislação que garanta esta neutralidade de carbono até 2025”, finalizou.

Vereadores destacam realização da Conferência da Mata Atlântica III

Serginho do Posto destacou a assinatura da Carta de Curitiba pelos governadores Ratinho Junior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Cláudio Castro (Rio de Janeiro) e Renato Casagrande (Espírito Santo) e os vice-governadores Felicio Ramuth (São Paulo) e Marilisa Boehm (Santa Catarina). “Os vereadores também podem participar”, lembrou. A programação da conferência segue até quinta-feira (21), em diferentes espaços da cidade.

>> Assista à sessão plenária na íntegra



Definida a data da 2ª edição do Câmara Aberta 

O Legislativo de Curitiba voltará a abrir as portas no sábado. Informando que a 2ª edição do Câmara Aberta será no dia 13 de setembro, o presidente Tico Kuzma (PSD) pediu que os vereadores já reservem as agendas para atender à população.

Execução de emendas para escolas e Cmeis gera reclamação

Sidnei Toaldo (PRD) relatou ter levado à Secretaria Municipal da Educação (SME) a queixa por não ter sido chamado para acompanhar a entrega de serviços e materiais adquiridos por meio de emendas parlamentares indicadas por seu mandato. De acordo com o parlamentar, os aportes aos Orçamentos de 2024 e 2025 foram destinados a escolas e a Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Ele avaliou que “poderia estar lá, pelo menos conversando com a comunidade, os professores, as diretoras”. “Fica registrada essa lamentação de não poder estar presente em alguns locais aos quais a gente indicou [emendas]. E não indicamos porque fomos atrás, indicamos porque os diretores e diretoras nos procuraram e pediram”, continuou Toaldo. “Esperamos que não ocorram novamente essas situações.”

McDia Feliz vai apoiar o Erastinho

A vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode) divulgou em plenário a 37ª edição do McDia Feliz, que será realizada no próximo sábado (23). A vereadora destacou que, neste ano, quem comprar um sanduíche Big Mac no estado do Paraná vai ajudar na ampliação do espaço da família no Hospital Erastinho, instituição especializada no tratamento de câncer em crianças e adolescentes. O voluntário do Erastinho, Ivanmar Zamboni, esteve na sessão para vender, de maneira antecipada, os tickets que darão direito ao Big Mac. O trabalho social realizado por Zamboni, que é ex-policial militar, foi elogiado por Sargento Tânia. “Quem dera todo mundo fizesse o bem que você está fazendo para essas crianças”, concluiu.

Novena e Festa de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

A vereadora Rafaela Lupion (PSD) convidou a todos para a Novena e Festa de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, de 30 de agosto a 8 de setembro. A celebração em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, é realizada pela Catedral Metropolitana de Curitiba.

Última oficina comunitária do Plano Diretor será nesta quinta (21)

Vice-presidente da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI, a vereadora Laís Leão (PDT) informou a realização, nesta quinta-feira (21), da última oficina comunitária da etapa de diagnóstico do Plano Diretor de Curitiba. A atividade será na Rua da Cidadania do Tatuquara (rua Olivardo Konoroski Bueno, nº 700), das 18h30 às 21h30.

Programa de Climatização das Escolas é questionado*

A vereadora Laís Leão (PDT) protocolou três novos pedidos de informações ao Executivo. Um deles solicita à Secretaria Municipal da Educação (SME) o envio da lista completa das escolas selecionadas em cada regional para o Programa de Climatização das Unidades da Rede de Ensino (062.02146.2025).

>> Veja os requerimentos do pequeno expediente

Aborto legal é tema de pedido de informações*

Em pedido de informações à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Professora Angela (PSOL) pergunta sobre o aborto legal em Curitiba, isto é, a interrupção da gestação nos casos previstos em lei, entre agosto de 2022 e agosto de 2025. A vereadora pede dados sobre as unidades habilitadas, o número de procedimentos realizados e negados, o perfil das pacientes, as técnicas utilizadas, os custos e os canais de acesso à informação sobre o direito ao aborto legal (062.02145.2025). A parlamentar encaminhou mais um requerimento de informações oficiais.

VLT entre Curitiba e São José dos Pinhais*

À Prefeitura de Curitiba, o vereador Marcos Vieira (PDT) requer informações oficiais sobre a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ligando a região central de Curitiba ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Ele questiona a situação atual do projeto, a previsão de conclusão dos estudos técnicos e de viabilidade, os prazos para o VLT sair do papel, a estimativa de custo do novo modal e se o serviço ficará fora da nova licitação do transporte coletivo municipal (062.02153.2025). 

Interrupção de obras pauta requerimento de informações*

Bruno Rossi (Agir) encaminhou dois requerimentos de informações oficiais ao Executivo. Um deles, direcionado à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), questiona os motivos da interrupção das obras de asfaltamento da rua Ângelo Marqueto com a rua Lodovico Kaminski. O vereador também quer saber a previsão para a complementação do serviço (062.02149.2025).

Retirada de casinhas de cachorro motiva requerimento*

À Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), Andressa Bianchessi (União) questiona a retirada de casinhas de cachorro, no dia 15 de agosto, no Terminal Carmo, em Curitiba. O pedido de informações oficiais busca saber o que motivou a medida e as providências que serão adotadas para garantir a segurança e o abrigo dos animais (062.02151.2025).

Goulart pede informações sobre alimentação escolar*

Pedido de informações oficiais do vereador Jasson Goulart (Republicanos) trata da fiscalização, do preparo e do fornecimento da alimentação escolar nas unidades do ensino infantil. Ele questiona protocolos de qualidade, periodicidade das inspeções, capacitação dos manipuladores e medidas corretivas adotadas (062.02150.2025).

Vereadora pede dados sobre agressões com armas brancas*

Camilla Gonda (PSB) solicita informações externas, ao Governo do Estado, sobre agressões com armas brancas nos últimos cinco anos, em municípios paranaenses com mais de 200 mil habitantes. Ela requer dados como o número de ocorrências, lesões graves e mortes, perfil das vítimas, motivação dos crimes e medidas públicas de prevenção adotadas pelo Estado (074.00049.2025).

Vereadores observam instante de silêncio

Os vereadores respeitaram um instante de silêncio, no fim da sessão desta quarta (20), devido aos falecimentos de Luiz Eduardo Mantovani e de Hanna Sabrina da Silva. Os nomes foram incluídos no momento de pesar a pedido, respectivamente, das vereadoras Vanda de Assis (PT) e Rafaela Lupion (PSD).

Projeto para isentar motoristas do EstaR recebe manifestação*

Conforme recomendação da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, Da Costa (União) anexou a indicação de dotação orçamentária do projeto que pretende conceder isenção de até 30 minutos do estacionamento regulamentado (EstaR) para motoristas de aplicativo, de táxi e de transporte escolar em Curitiba, mediante cadastro na Urbs e comprovação de atividade laborativa. Segundo o parlamentar, a isenção do pagamento do EstaR resultará em renúncia de receita anual estimada em R$ 5,3 milhões (045.00151.2025 e 005.00083.2025).

Projeto do Dia da Cultura Nordestina é retirado*

A vereadora Vanda de Assis (PT) solicitou a retirada e, consequentemente, o arquivamento do projeto de lei para instituir o Dia da Cultura Nordestina em Curitiba, em 8 de outubro, com atividades culturais, artísticas e educativas para valorizar a contribuição histórica e social da comunidade nordestina (005.00608.2025). Segundo a parlamentar, a proposição foi retirada devido à falta de um dado na justificativa (072.00331.2025).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques