Notas da CMC: 15 assuntos debatidos no Legislativo neste dia 25 de outubro

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 25/10/2023 15h35, última modificação 25/10/2023 16h14
Encerramento de prazo de emendas para abertura de créditos, motoristas de aplicativos, Projeto Anjo Guia e mais debates da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 15 assuntos debatidos no Legislativo neste dia 25 de outubro

Notas da sessão plenária do dia 25 de outubro. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da CMC registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos do plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). 

Concluído prazo de emendas para FMEL e comunidades terapêuticas

A sessão plenária desta quarta-feira (25) foi a última, de três consecutivas, para que os vereadores apresentassem emendas ao crédito especial de R$ 1.077.324,14. Agora a proposta retorna à Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização para a emissão do parecer terminativo (final). O objetivo do crédito é remanejar verbas do Orçamento de Curitiba e aportar recursos para o Fundo Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) e para comunidades terapêuticas (saiba mais).

Motoristas de aplicativos têm veículos guinchados na rodoviária de Curitiba*

Rodrigo Reis (União) destacou em plenário estar recebendo reclamações de motoristas de aplicativo, cujos carros foram guinchados pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). “Recebi diversos pedidos de ajuda, através de mensagens, que relatavam a apreensão de veículos por falta de um simples adesivo no para-brisa”, relatou o parlamentar. O cadastramento de motoristas de aplicativos de transporte é uma exigência legal e deve ser realizado junto à Urbanização de Curitiba (Urbs). “Apoiamos sempre todos esses trabalhadores que fazem o transporte de passageiros em Curitiba. Sempre venho a essa tribuna para pedir uma maior atenção a eles, que dependem dos seus veículos para sobreviver”, finalizou.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Leprevost destaca realização do evento Anjo Guia nesta semana*

Alexandre Leprevost (Solidariedade) celebrou em plenário o projeto que uniu o poder público e iniciativa privada em torno de um movimento de empatia e união pela saúde e inclusão, que contribui diretamente para o bem-estar e apoio a pessoas com deficiência. “O Anjo Guia será o maior encontro para construir uma sociedade mais consciente sobre as questões de acessibilidade e inclusão”, disse. O projeto Anjo Guia é uma caminhada de inclusão social das pessoas com deficiência. O evento acontece no dia 26 de novembro em Curitiba. “Além de promover a inclusão e a conscientização, o evento tem um propósito ainda mais profundo. Toda a arrecadação será destinada às escolas que atendem os portadores de necessidades especiais”, registrou Leprevost.

Parlamentar chama a atenção para situação no Jardim Botânico*

João da 5 Irmãos (União) agradeceu a Prefeitura de Curitiba pelo trabalho realizado nos bairros de Curitiba, destacando o convênio assinado pelo prefeito Rafael Greca, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o secretário de Estado das Cidades e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que reforça o programa Asfalto no Saibro. “Esse programa leva mais dignidade a nossa população, principalmente em áreas mais vulneráveis”, disse. Na mesma fala, João da 5 Irmãos relatou visita ao Conselho de Segurança (Conseg) do bairro Jardim Botânico, que tinha uma lista de assuntos para tratar. “Estivemos juntos ao conselho e à Guarda Municipal, para tratar e solucionar problemas, como drogadição, calçadas e segurança daquela região”, alertou.

Nova diretoria da Federação das Indústrias do Paraná é empossada*

A solenidade de posse da nova diretoria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), na última segunda-feira (23), foi lembrada em plenário pelo vereador Oscalino do Povo (PP). A nova diretoria vai comandar a entidade no quadriênio 2023-2027. “O evento reuniu mais de mil pessoas, incluindo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos e lideranças de diversas entidades da indústria e do setor produtivo paranaenses. Foi um evento marcante. Desejo sucesso ao presidente empossado Edson Vasconcelos”, disse Oscalino.

Retorno da linha de ônibus Novena é comemorada em plenário*

Tito Zeglin (PDT) usou a tribuna para elogiar a reativação da linha de ônibus 360-Novena, que voltou a circular no dia 11 de outubro. “Fui chamado pelos padres do santuário para que através do nosso mandato auxiliasse para o retorno desta linha, que facilita o deslocamento das pessoas que frequentam a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, registrou Zeglin. Essa solicitação resultou um abaixo-assinado contendo aproximadamente 1.500 assinaturas que pediam o retorno do ônibus exclusivo que leva devotos à Novena. “Agradeço à Prefeitura e à Urbanização de Curitiba [Urbs] pelo bom interesse em resolver essa situação. Hoje o transporte está ativo, transportando os fiéis ao nosso histórico Santuário”, concluiu o parlamentar.  

Doações e coletas de alimentos para o Mesa Solidária*

Em pedido de informações oficiais, a vereadora Professora Josete (PT) questiona à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Smsan) sobre o Programa Mesa Solidária. A parlamentar quer saber se existe algum procedimento para coletar os produtos que não foram vendidos e que podem ser doados nas Feiras Orgânicas (062.00849.2023).

Projetos da trincheira sob a Avenida Lothário Meissner*

Informações sobre a existência de projeto para a implantação de transposição em desnível na Trincheira da Avenida Prefeito Lothário Meissner, bairro Jardim Botânico, fazem parte do pedido da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI da CMC à Secretária Municipal de Obras de Curitiba (Smop) a ao Instituto de pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) (062.00850.2023).

Programa Curitibinhas Poliglotas e Robótica na rede pública de ensino*

Dois requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba acerca de implementação de programas educacionais na rede pública de ensino. O primeiro solicita informações sobre a quantidade de escolas da rede municipal de ensino que oferecem a opção de ensino bilíngue previsto no Programa Curitibinhas Poliglotas (062.00851.2023); já o segundo quer saber quais escolas oferecem o ensino de Robótica e Linguagem de Programação na rede pública de ensino (062.00852.2023).

Instalação de quadra sintética em praça e revitalização asfáltica*

Dois requerimentos do vereador Marcos Vieira (PDT) fazem questionamentos a secretarias do Município. O primeiro questiona à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma) sobre a previsão para a instalação de quadra sintética em Jardinete, no bairro Sítio Cercado (062.00853.2023); já o segundo pede esclarecimentos à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) sobre o plano de revitalização asfáltica na rua Cyro Correia Pereira, bairro CIC (062.00854.2023).

Preservação de imóveis históricos*

Nori Seto solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a regulamentação ao incentivo à conservação, preservação e manutenção de imóveis declarados como de valor cultural, por meio de parceria entre poder público e a iniciativa privada (062.00855.2023), conforme previsto na lei 14.794/2016  .

Aplicação de emendas parlamentares*

O vereador Nori Seto (PP) protocolou ainda diversos pedidos de informações oficiais à Secretaria Municipal de Ensino sobre a aplicação de recursos destinados pelo seu mandato, através de emendas parlamentares, para a execução de obras em escolas municipais (062.00856.2023, 062.00857.2023, 062.00858.2023, 062.00859.2023, 062.00860.2023, 062.00861.2023 e 062.00862.2023).

Captação de recursos para o Carnaval 2024*

Representantes de escolas de samba e de blocos carnavalescos da capital estiveram presentes na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na manhã desta quarta-feira (25). O vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), vice-presidente da Frente parlamentar do Samba, do Carnaval e das Politicas Públicas, informou que os representantes buscam junto aos demais vereadores a captação de recursos para as entidades que realizam o Carnaval da capital.

Vereadora comemora aniversário nesta quarta-feira*

O aniversário da vereadora Amália Tortato (Novo) foi destacado e celebrado pelos vereadores durante a sessão plenária desta quarta-feira (25).

Representantes do consulado italiano visitam a CMC*

Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Pier Petruzziello (PP), de Joana Silveira, do Consulado da Itália, na cidade de Belo Horizonte (MG), acompanhada de Rossella Lacobis, do Consulado de Curitiba.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques