Notas da CMC: 13 debates da Câmara de Curitiba neste 24 de setembro
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta quarta-feira (24) do Legislativo da capital do Paraná.
Cajuru terá novo Ecoponto para coleta de resíduos I
O vereador João da 5 Irmãos (MDB) anunciou, durante a sessão plenária, a instalação de um Ecoponto no cruzamento das ruas Santa Lúcia e Custódio Borges, no bairro Cajuru. A solicitação, feita por ele em 2022, foi atendida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e deve ajudar a reduzir o descarte irregular de lixo e outros itens, como restos de construção, na região. O parlamentar não precisou uma data para a instalação do equipamento, mas afirmou que a obra já consta na programação da pasta de Meio Ambiente.
Cajuru terá novo Ecoponto para coleta de resíduos II
Cerca de 30% das demandas recebidas pela Prefeitura são relacionadas à limpeza urbana e à remoção de lixo, explicou João da 5 Irmãos. Segundo ele, Curitiba conta com aproximadamente 20 ecopontos e cerca de 80 pontos de “bota-fora”, onde o lixo é jogado de forma irregular, gerando custos elevados e danos ambientais. “A Prefeitura limpa e, no mesmo dia, o lixo é jogado de novo por quem não tem consciência ambiental”, lamentou.
Cajuru terá novo Ecoponto para coleta de resíduos III
Para auxiliar na resolução do problema, o parlamentar pediu apoio ao projeto de lei que ele assina com a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), que prevê a instalação de câmeras de monitoramento em pontos de descarte irregular, para multar infratores e reforçar a segurança por meio da integração com a Muralha Digital (005.00480.2025, com o substitutivo geral 031.00234.2025). O vereador do MDB apelou ainda à colaboração da população: “Viu descarte irregular? Então, denuncie pelo 156. Isso gera muito custo para a cidade, é crime ambiental e esse lixo acaba nos córregos, rios e mares. Precisamos de consciência e fiscalização de todos”, concluiu.
Paulo Martins vai assumir a Prefeitura de Curitiba
O vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, assumirá interinamente o comando da Prefeitura entre os dias 26 de setembro e 6 de outubro. O fato foi comunicado à Câmara de Vereadores por meio de ofício, que foi lido na sessão plenária desta quarta-feira (24) pelo presidente Tico Kuzma (PSD). Conforme o documento, assinado pelo prefeito Eduardo Pimentel, o afastamento do país se dá por “razões de caráter particular” e não trará custos ao Município. Kuzma comentou que pelo fato de a ausência do prefeito ser por um período menor do que 15 dias, não é necessária a autorização da Câmara Municipal, conforme determina a Lei Orgânica do Município.
>> Veja a sessão plenária desta quarta-feira
Com novo grupo de alunos, presidente Tico Kuzma frisa cidadania I
Pelo segundo dia consecutivo, alunos do 1º ano do Colégio Estadual Santa Cândida foram recepcionados na Câmara de Curitiba. Acompanhados de servidores da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, os estudantes assistiram a um trecho da sessão plenária. Na sequência, participaram do Jogo da Eleição, ferramenta inovadora de educação política, que simula uma eleição presidencial, no auditório do Anexo 2.
>> Agende aqui a visita guiada e o Jogo da Eleição
Com novo grupo de alunos, presidente Tico Kuzma frisa cidadania II
O presidente Tico Kuzma (PSD) destacou a adesão do Colégio Estadual Santa Cândida às atividades da Escola do Legislativo. “Este exemplo de cidadania aos alunos é muito importante”, afirmou. Os professores Roberto Carlos Coelho e Ricardo Russo Fernandes têm sido os responsáveis, nas últimas semanas, por acompanhar os estudantes da instituição ao Poder Legislativo de Curitiba.
33º Haru Matsuri será neste fim de semana I
O vereador Nori Seto (PP) destacou a realização do 33º Haru Matsuri. O festival, que celebra a primavera e a amizade entre o Brasil e o Japão, faz parte do calendário oficial de eventos de Curitiba. O Haru Matsuri será realizado neste sábado (27), das 10h às 22h, e domingo (28), das 10h às 18h, no Centro de Eventos Positivo, localizado no parque Barigui.
33º Haru Matsuri será neste fim de semana II
Promovido pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, o evento reúne exposições, apresentações artísticas e feiras, entre outras atrações. A entrada é gratuita. “Estão todos convidados”, reforçou Nori Seto.
Vereadores de municípios paranaenses visitam a CMC
Vereadores de diferentes municípios paranaenses foram recepcionados na Câmara de Curitiba, na sessão plenária desta quarta-feira (24). Três deles, Fernando Misturini (Pode), Bruno Savarro (PL) e Valmir "Dile" Tonello (PSD), são parlamentares de Francisco Beltrão. Do Legislativo de Quatro Pontes (PR), a visita foi das vereadoras Ellen Wickert e Professora Lurdes, ambas do PL. De Sabáudia, a Casa recebeu Israel Aparecido de Jesus (PDT) e Cidinei de Oliveira (PSB).
Rede de ensino pauta pedidos de informações*
O Poder Executivo recebeu dez novos pedidos de informações oficiais da vereadora Laís Leão (PDT), a maior parte deles relacionados à área da educação. Um deles, por exemplo, requer dados sobre projetos culturais e de Educação Física, promovidos pela Secretaria Municipal da Educação (SME), nos últimos cinco anos (062.02338.2025). Em outra proposição, Leão aborda a participação das unidades da rede municipal de ensino no Programa Comunidade Escola, também nos últimos cinco anos. Ela ainda solicita o número atualizado de participantes e questiona se a iniciativa deve ser ampliada para outras escolas (062.02339.2025).
>> Confira todos os requerimentos do pequeno expediente
Catracas com reconhecimento facial no ensino público*
De Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), pedido de informações oficiais ao Executivo trata de projeto para a instalação de catracas com reconhecimento facial em todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da rede pública, conforme informações divulgadas na imprensa. A vereadora pergunta o valor total que será investido, se foram realizados estudos sobre os riscos e benefícios da tecnologia e os indicadores de melhorias de segurança que justificam o investimento (062.02330.2025).
Vítimas de acidente aéreo são lembradas em instante de silêncio
Por solicitação da vereadora Laís Leão (PDT), a Câmara de Curitiba observou um instante de silêncio, no fim da sessão plenária, em pesar pelo falecimento do arquiteto chinês Kongjian Yu, ciador das “cidades-esponja”, do cinesta Luiz Ferraz e das demais vítimas de acidente aéreo no Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (24). O instante de silêncio também lamentou os falecimentos de Robson Trevizani, nome incluído por Sidnei Toaldo (PRD); e de Terezinha de Lima, a pedido de Nori Seto (PP).
Almoço na Funcap é registrado em plenário
Angelo Vanhoni (PT) registrou o almoço na Fundação Athletico Paranaense (Funcap), nesta terça-feira (23), para conhecer os trabalhos sociais da entidade. Segundo ele, os vereadores devem ser convidados, nos próximos meses, para uma nova atividade. O presidente Tico Kuzma (PSD) lembrou da parceria da Funcap com a Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC) para a realização de evento solidário de fim de ano.
Vereadora é parabenizada por seu aniversário
O presidente Tico Kuzma (PSD) deu os parabéns à vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) pela comemoração de seu aniversário, nesta terça-feira (23).
Visitas à sessão plenária
Mãe do vereador Leonidas Dias (Pode), primeiro-vice-presidente da Câmara de Curitiba, Thereza Nery foi recepcionada na sessão plenária. Tiago Zeglin (MDB), por sua vez, anunciou a presença do empresário Rafael Ogg, recebido por ele e por Fernando Klinger (PL).
Qual o impacto de projeto contra validade de créditos do transporte*
A vereadora Camilla Gonda (PSB) anexou cálculo de impacto orçamentário do projeto de lei com o objetivo de alterar leis municipais e vedar a expiração dos créditos do cartão-transporte (005.00143.2025 e 031.00215.2025). A estimativa aponta uma renúncia de R$ 26,2 milhões em 2026 e 2027, com proposta de compensação orçamentária por meio do Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) e a reserva de contingência, entre outras fontes de receita (045.00198.2025).
Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas*
A vereadora Carlise Kwiatkowski (PL) solicitou o ingresso na Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas. Presidido pelo vereador Fernando Klinger (PL), o grupo de trabalho visa fortalecer as políticas de combate às drogas, articular comunidades terapêuticas com instituições públicas e privadas, e aprimorar as políticas públicas do setor (422.00008.2025 e 414.00166.2025).
Proposta para isenção de IPTU recebe estudo orçamentário*
Conforme solicitação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) anexou a estimativa de impacto orçamentário do projeto de lei que propõe isenção e desconto do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para sedes de organizações não governamentais (ONGs) e protetores independentes, dedicados à defesa animal. O estudo estima renúncia anual de R$ 173,1 mil (002.00006.2024 e 045.00197.2025).
*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba