Vereadores registram 50 pedidos de informação na última semana de janeiro

por Cintia Garcia*, especial para a CMC — publicado 30/01/2026 09h58, última modificação 30/01/2026 09h58
Preço da gasolina, obras públicas, transporte coletivo e mais requerimentos do recesso da CMC de 23 de janeiro a 29 de janeiro de 2026.
Vereadores registram 50 pedidos de informação na última semana de janeiro

Produção legislativa do recesso da Câmara de Curitiba entre 23 de janeiro de 2026 e 29 de janeiro de 2026. (Arte: Arquivo/CMC).

Na semana anterior ao retorno das sessões plenárias na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), de 23 a 29 de janeiro, os vereaodres registraram 50 pedidos de informação à Prefeitura de Curitiba e outros órgãos Esses requerimentos e outros feitos no mesmo período estão registrados aqui nas notas do recesso legislativo. Confira o que foi protocolado na CMC:

Redução do preço na gasolina pauta requerimento*

Em um dos três pedidos de informações externas feitos pela vereadora Camilla Gonda (PSB), ela requer à  Secretária de Estado da Fazenda informações sobre o repasse da redução de 5,2% no preço da gasolina. Entre várias questões, Gonda busca esclarecer quais medidas serão adotadas para monitoramento ou fiscalização, com o objetivo de assegurar que essa redução chegue até os postos de gasolinas e, os impactos que a Secretária projeta que essa redução terá em outros setores, como o transporte coletivo, fretes rodoviários e serviços de delivery. Segundo a justificativa, o requerimento visa "assegurar que a desoneração de 5,2% chegue efetivamente às bombas, beneficie a população, subsidie políticas públicas de defesa do consumidor e a mobilidade sustentável” (074.00008.2026). 

Transporte coletivo, obras públicas e saúde I*

De Laís Leão (PDT) foram 15 pedidos de informações oficiais ao Poder Executivo com diferentes pautas, incluindo obras públicas e transporte coletivo de Curitiba. A vereadora, em um de seus requerimentos, requer à Secretária Municipal de Meio Ambiente (SMMA) informações sobre a previsão de reforma, adequação ou reexecução da pista de skate da Praça da Liberdade, no Bairro Alto, bem como os recursos financeiros utilizados para a reforma ou correção da pista (062.00094.2026). Laís Leão também tem dúvidas sobre os critérios técnicos, operacionais e administrativos adotados para suspensão de determinadas linhas, como também os cortes de tabelas e redução de frota do transporte coletivo da capital paranaense (062.00104.2026), assim como a previsão oficial para o retorno da frota total e dos ônibus de reforço da linha Circular Sul, especialmente à Estação Tubo Sagrado Coração, no bairro Pinheirinho (062.00106.2026).

Transporte coletivo, obras públicas e saúde II*

Além disso, a vereadora solicita à URBS informações sobre a situação trabalhista da Viação Mercês, especialmente quanto a atrasos salariais e não recolhimento de FGTS, bem como as providências fiscalizatórias adotadas ou em curso pelo Município. Ainda questiona se existe orientação, cláusula contratual, prática administrativa ou entendimento no sistema de transporte coletivo que restrinja ou dificulte a contratação de ex-motoristas da empresa por outras operadoras do sistema municipal (062.00128.2026). Laís Leão também solicita à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) detalhes sobre a realização e a disponibilidade de exames de antígeno para diagnóstico de dengue na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Campo Comprido. Ela pergunta quais medidas são adotadas em situações de indisponibilidade do exame de antígeno e qual protocolo clínico é adotado para a realização do exame, especialmente nos primeiros dias de manifestação (062.00126.2026). 

Qual é o prazo para entrega de uma cadeira de rodas adaptada?*

Um pedido de cadeira de rodas adaptada foi tema de um dos dois requerimentos do vereador Da Costa (União) à Secretária Municipal de Saúde de Curitiba (SMS). Ele indaga sobre o andamento da requisição, o prazo estimado para a entrega e a possibilidade de priorização do atendimento. Justifica-se que o paciente está "utilizando cadeira provisória e improvisada, a qual não atende às suas necessidades clínicas, oferecendo risco à sua segurança e dificultando sua mobilidade e atividades básicas" (062.00096.2026). 

Guarda Municipal de Curitiba e frotas de ônibus vencidas I*

As condições de trabalho da Guarda Municipal de Curitiba é o foco de um dos oito pedidos de informações da vereadora Camilla Gonda (PSB) à Prefeitura de Curitiba. Entre os pontos questionados, ela indaga de que forma o Decreto 02/2026 prevê a organização das escalas de plantão, bem como quais medidas estão sendo adotadas para garantir que os servidores da Guarda Municipal não sejam prejudicados financeiramente em casos de afastamento médico, considerando que parcelas de remuneração variável, como horas extras e adicionais, são essenciais para a composição salarial (062.00098.2026). 

Guarda Municipal de Curitiba e frotas de ônibus vencidas II*

À Prefeitura de Curitiba, Camilla Gonda solicita informações sobre as frotas de ônibus vencidas que estão operando no Município.Segundo o requerimento, Curitiba possui um total de 749 veículos em operação, dos quais parte apresenta mais de 10 anos de uso. Diante disso, a vereadora busca esclarecer quais são os veículos e o tipo de operadora, a quantidade de veículos com vida útil superior a dez anos que continuam em operação e se existem atos formais que autorizem a circulação de veículos com a vida útil vencida (062.00121.2026).

Vereador tem dúvidas sobre a obra no complexo Tarumã*

O vereador Jasson Goulart (Republicanos) requer à Prefeitura de Curitiba informações sobre o andamento das obras do viaduto do Tarumã, no complexo Tarumã. Ele tem dúvidas sobre o contrato vigente, os prazos da execução e conclusão da obra, bem como o cronograma atual, o que foi cumprido e quais estão pendentes (062.00107.2026). Ao todo foram duas solicitações ao Executivo do parlamentar. 

Obra no bairro Bacacheri pauta requerimento*

"Qual a justificativa para realização da obra na calçada, da rua Holanda, no bairro Bacacheri? Qual a duração prevista da obra e cronograma de execução?", entre outros pontos, é o que questiona o vereador João Bettega (União)  à Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP). Conforme justificado, a obra está “causando prejuízos aos comerciantes locais, os quais não foram consultados sobre a sua execução” (062.00110.2026).

O CMEI Palmeiras no bairro Tatuquara terá um novo endereço?*

À Secretaria Municipal da Educação (SME), a vereadora Vanda de Assis (PT) busca entender se o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Palmeiras, localizado no bairro Tatuquara, vai permanecer no mesmo local ou terá um novo endereço (062.00111.2026).

Rota da linha de ônibus Hauer/Capão Raso*

A volta da rota antiga da linha de ônibus Hauer/Capão Raso foi tema de um pedido de informações à Prefeitura de Curitiba. O vereador Lorens Nogueira (PP) solicitou esclarecimentos sobre a possibilidade da linha retomar o trajeto pela rua Capitão Doutor Antônio José, com a rua José Maria Pinheiro de Lima, no bairro Xaxim. Segundo o vereador, os moradores relatam que “trabalham nas proximidades destas ruas e não há nenhum outro ônibus que possa ser utilizado por eles” (062.00112.2026). Ao todo, foram duas solicitações do vereador ao Executivo.  

Acessibilidade no cruzamento do bairro São Braz*

À Superintendência de Trânsito (SETRAN), Nori Seto (PP) requer informações sobre o projeto para melhorar a acessibilidade no cruzamento da avenida Toaldo Túlio com a rua Coronel Oscar Rodrigues, no bairro São Braz. O vereador questiona o prazo e a média de tempo no cronograma de execução da obra (062.00113.2026). O Executivo recebeu dois pedidos de informações do parlamentar.

Jardinete no bairro Campo de Santana*

Os moradores que residem em frente ao Jardinete Manoel Jacintho Coelho, na rua Capitão Qao Milton Stricker, no bairro Campo de Santana, estão “sendo alvo de ameaças diárias, principalmente quando o ‘espaço clandestino’ é utilizado”. Diante disso, o vereador Beto Moraes (PSD) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a extensão do terreno (062.00116.2026).

Implantação da lei federal na rede pública de ensino*

A vereadora Professora Angela (Psol) requer à Secretária Municipal de Educação (SME) informações sobre a implantação da lei 15.326/2025 na rede municipal de ensino. Entre diversos questionamentos, ela quer saber sobre o número atual de servidores que atuam na Educação Infantil e a nomenclatura pela qual são designados, considerando o reconhecimento formal desses profissionais como integrantes do magistério. Bem como o cronograma previsto para a revisão do Plano de Carreira do Magistério Municipal, com a inclusão dos professores recentemente reconhecidos (062.00115.2026). Ao todo foram duas solicitações dela ao Executivo.

Propriedade vazia no bairro Cajuru*

O vereador João da 5 Irmãos (MDB) pergunta ao Executivo se o espaço ocioso localizado ao final da rua Olívia de Oliveira, no bairro Cajuru, é de propriedade da Prefeitura, bem como se faz parte do parque Linear ou de algum  projeto  para  algum  equipamento público. Conforme justificado, “o local vem sendo ocupado por terceiros, razão pela qual é de interesse público esclarecer a sua situação jurídica, informando se a área é de propriedade do Município ou vinculada a algum outro órgão público” (062.00123.2026).

Vereadora ingressa em iniciativa do “Sarau Periférico”*

A vereadora Professora Angela (Psol) requereu ingresso no projeto de lei que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Curitiba, o "Sarau Periférico" para ser realizado anualmente no mês de novembro (414.00001.2026 e 005.00005.2026). A iniciativa é da vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) e já conta com a coautoria do vereador Angelo Vanhoni (PT).

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Edição: José Lázaro Jr.