Nesta quinta, CMC sedia entrega do 8º Prêmio Gestor Público Paraná

por Higor Paulino*, especial para a CMC — publicado 09/12/2020 09h10, última modificação 09/12/2020 14h09
Sessão solene remota será às 15h e terá transmissão ao vivo pelos canais da Câmara Municipal de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.
Nesta quinta, CMC sedia entrega do 8º Prêmio Gestor Público Paraná

Palácio Rio Branco, sede da CMC, que nesta quinta terá solene remota para entrega de premiação. (Rodrigo Fonseca/CMC).

Nesta quinta-feira (10), durante sessão solene virtual na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), será realizada a cerimônia de encerramento da 8ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). Celebrada de forma remota pela primeira vez, devido à pandemia da Covid-19, a atividade será transmitida ao vivo, a partir das 15 horas, pelos do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter.

A realização da solenidade na CMC, em ambiente remoto, partiu de requerimento de Sabino Picolo (DEM), presidente do Legislativo (061.00006.2020). Como ele está em isolamento domiciliar para se recuperar da Covid-19, a atividade será conduzida pelo primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT).

Concedido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), o prêmio reconhece boas práticas em administração pública nos municípios. De acordo com a entidade, o objetivo é estimular iniciativas em favor do desenvolvimento local, favorecendo a troca de experiências de gestão e incentivando as prefeituras na adoção de metodologias de planejamento, execução e controle de projetos em seus programas governamentais.

Desde que foi criado, em 2013, o PGP-PR teve cerca de 900 projetos inscritos, dos quais 265 saíram vencedores. Em cada uma das sete edições do prêmio foram abordadas temáticas distintas: educação (2013), saúde (2014), meio ambiente (2015), trabalho (2016), saneamento (2017), agricultura (2018) e urbanismo (2019). Neste ano, o mote é o empreendedorismo.

Serão premiados 43 projetos, em quatro categorias: Melhor do Ano, Tema do Ano, Administração Tributária e Tecnologia e Inovação. As iniciativas são de 36 cidades paranaenses e de um consórcio firmado entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Outros 119 projetos em administração pública foram inscritos no Troféu PGP-PR. Entre os principais apoiadores do prêmio estão a seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), a Sanepar, o Sebrae e o Detran/PR.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Higor Paulino, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão: Fernanda Foggiato