Na sétima tentativa, Hernani conquistou vaga de vereador em Curitiba

por Alex Gruba | Revisão: Ricardo Marques — publicado 21/12/2023 09h00, última modificação 08/04/2024 09h58
Filiado ao PSB, vereador falou no "Você me representa" sobre suas bandeiras e projetos em seu primeiro mandato.
Na sétima tentativa, Hernani conquistou vaga de vereador em Curitiba

Natural de São Paulo, Hernani veio morar em Curitiba quanto tinha apenas dois anos de idade. (Foto: Reprodução CMC Podcasts)

"Se tivesse um campeonato de quem mais disputou eleição, eu era o campeão", disse o vereador Hernani. Ele conquistou uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba após sete tentativas. Em 2020, foi eleito com 3.136 votos. Para o parlamentar, a diferença no último pleito foi a composição da chapa da qual participou. Atualmente, está filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

relação com Curitiba começou quando Hernani tinha apenas 2 anos de idade. Ele nasceu em São Paulo, mas ainda criança veio com a família para a capital paranaense. Cresceu no Bairro Alto, em um momento em que a região começava a se urbanizar. "O Bairro Alto era uma chácara, uma fazenda, que foi se dividindo e formando o Bairro Alto", contou. "O acesso à escola era difícil. Você tinha de caminhar quase três quilômetros", complementou. Ele revelou que ainda jovem começou a trabalhar com funilaria e pintura.

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube

Como parlamentar, Hernani defende as bandeiras da educação, da reinserção social e da saúde. Entre seus projetos de lei, ele destacou a possibilidade de criar o Programa Municipal de Assistências aos Órfãos do Feminicídio. O vereador explicou que a iniciativa prevê um auxílio para familiares que ficarem com a tutela dessas crianças. Por gerar custos para o Poder Executivo, o projeto foi barrado, mas o vereador disse que deve reapresentar o projeto de lei, com ajustes, em parceria com outro parlamentar.

O vereador Hernani também falou sobre o projeto de lei envolvendo a equoterapia para pessoas com deficiência. A ideia surgiu em conversas com oficiais do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, da Polícia Militar do Paraná. Mais uma vez o vereador revelou que o projeto foi barrado por problemas, mas que a ideia deve prosperar via decreto. Além disso, Hernani salientou a importância da lei que flexibilizou o horário do comércio, cujo projeto assinou como coautor.

CMC Podcasts: um podcast para Curitiba chamar de seu

Ampliar a transparência da Câmara de Curitiba e oferecer um novo canal de diálogo da instituição e dos representantes eleitos com a população da cidade. Esses são os objetivos dos programas do CMC PodcastsAlém dos perfis de vereadoras e vereadores apresentados no Você me representa, o CMC Podcasts conta com outros 13 programas, que abordam temas importantes para a capital paranaense. As gravações são exibidas no YouTube e no Spotify.

Assista à entrevista com o vereador Hernani no Você me representa via YouTube ou Spotify