Espaço Ecumênico: Câmara de Curitiba inaugura local para orações

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 21/12/2023 08h00, última modificação 21/12/2023 05h59
Em sala ao lado do auditório da Câmara Municipal, Espaço Ecumênico foi inaugurado durante culto com a presença de vereadores e servidores da CMC.
Espaço Ecumênico: Câmara de Curitiba inaugura local para orações

Inauguração do Espaço Ecumênico da CMC teve missa celebrada por Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira (20), o Espaço Ecumênico da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A criação de um local reservado para orações foi uma solicitação da Arquidiocese de Curitiba, trazida ao Poder Legislativo pelo vereador Oscalino do Povo (PP), cujo pedido em plenário foi acatado pela Mesa Diretora da CMC. O novo Espaço Ecumênico da CMC fica em uma sala ao lado do auditório da CMC, no 4º andar do Anexo 2. A inauguração reuniu lideranças religiosas, vereadores e servidores da CMC.

Em agradecimento ao gesto de respeito à liberdade religiosa da CMC, o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, compareceu à inauguração do Espaço Ecumênico e realizou a primeira celebração no local. “Este é um espaço para que as pessoas possam ter momentos de paz, de oração e de celebração junto a Deus, independente da religião”, abençoou Dom Peruzzo.

O presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), confirmou que o Espaço Ecumênico é um símbolo de valorização do respeito às crenças individuais. “Este é um período do ano em que todos nós estamos mais sensíveis, olhando mais para o próximo. É um momento de reflexão, de nascimento, de um novo ano que vai iniciar. Entregar esse espaço aqui para cristãos das mais diversas crenças, e das mais diversas fés, é importante e gratificante para gente nesse momento”, afirmou.

O local ecumênico poderá ser frequentado pelos vereadores, servidores e pessoas que visitam a CMC. “Qualquer pessoa poderá utilizar o espaço para orar e fazer sua reflexão”, explicou Glauco Requião, diretor-geral da CMC, com a ressalva que, para eventos e palestras, o uso deverá ser previamente autorizado pela Casa. “Vamos seguir os mesmos critérios previstos na normativa de uso do auditório. Normalmente é feita a requisição para a Presidência ou para a Diretoria Geral”, indicou Glauco. Independente de crença, este espaço que estamos inaugurando é para encerrar o ano com chave de ouro”, comemorou Oscalino do Povo.

Auxiliando Dom Peruzzo na cerimônia de inauguração do Espaço Ecumênico, estavam o reverendo Reginei José Modolo (Dom Zico), bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, o padre Renaldo Amauri Lopes, do complexo de saúde Pequeno Cotolengo, e também o padre Anderson, da Capelania Militar.  “Quando criamos lugares como este, onde pessoas com diferentes crenças podem vir rezar, inclusive conjuntamente, é um momento de ver que nós somos capazes de viver na fraternidade, no amor. Que somos capazes de servir a Deus”, apontou Dom Zico.

“A nossa gratidão aos vereadores que compreenderam e propuseram esse espaço, hoje aqui abençoado, e que seja utilizado, e que seja um lugar de muita paz, eu diria uma espécie de oásis no meio do deserto, onde as pessoas cansadas ou sedentas podem vir se abastecer e sair renovadas para a missão que Deus convidou e reservou a cada uma, a cada um de nós”, desejou Dom Zico.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba