Na quarta-feira, Câmara entrega vulto emérito de Curitiba a Nilson Müller

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 11/04/2022 10h13, última modificação 11/04/2022 10h13
Nilson Müller é o artista gráfico responsável pelo reavivamento do Palhaço Zequinha, nos anos 1970, que até hoje é um ícone da cidade de Curitiba.
Na quarta-feira, Câmara entrega vulto emérito de Curitiba a Nilson Müller

As sessões solenes da CMC voltaram a ser realizadas no formato presencial, no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima quarta-feira (13), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene para a entrega do título de Vulto Emérito da cidade ao ilustrador e artista plástico Nilson Müller. A honraria é a maior distinção que o Município concede a uma pessoa nascida na capital do Paraná. A solenidade será presencial, às 19h30 no Palácio Rio Branco, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo. 

O título de Vulto Emérito ao artista plástico e ilustrador foi aprovado pelos vereadores e vereadoras de Curitiba em 1º de dezembro do ano passado e foi estabelecido pela lei municipal 15.920/2021, de iniciativa do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), autor do projeto de lei 007.00002.2021

Formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap, hoje Unespar), o homenageado é conhecido por suas figurinhas do personagem Zequinha – clássico personagem paranaense, surgiu no final da década de 1920, estampado nas embalagens de balas simples, de açúcar e corante, de uma empresa da cidade. Em 1979, o ilustrador recriou as figurinhas para o álbum Clube do Zequinha. Em 2021, no mês do aniversário de Curitiba, o personagem voltou a ser relançado pelo homenageado. 

Nilson Müller também é professor de desenho e pintura e seu vasto currículo inclui trabalhos para grandes agências de publicidade, cenografia, galerias de arte, ilustrações em livros, quadrinhos, revistas, reproduções, cursos e aulas, entre outros, utilizando as mais variadas técnicas, incluindo arte digital. Primeiro cenógrafo de televisão do Paraná, ele foi homenageado com uma ala, em seu nome, na Gibiteca de Curitiba. 

Vulto emérito
O título que será entregue nesta semana foi instituído em 1963 pela CMC – pela lei municipal 2.255/1963, hoje revogada – e atualmente é regulamentado pela lei complementar 109/2018. O vulto emérito de Curitiba é destinado a pessoas nascidas na capital, que têm reputação ilibada e conduta pessoal e profissional irrepreensíveis e que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. 

A sessão solene que marcará a homenagem a Nilson Müller será nesta quarta, às 19h30. A solenidade será transmitida pelas redes sociais da Câmara: YouTube, no Facebook e no Twitter.