Câmara aprova homenagem a Nilson Müller e desafetação de lote no CIC

por José Lázaro Jr. — publicado 01/12/2021 15h45, última modificação 01/12/2021 17h50
Nilson Müller é o artista gráfico responsável pelo reavivamento do Palhaço Zequinha, nos anos 1970, que até hoje é um ícone da cidade de Curitiba, além de também ter desenhado o Zé Gotinha.
Câmara aprova homenagem a Nilson Müller e desafetação de lote no CIC

Com a pandemia, as sessões plenárias são híbridas, usando videoconferência. Na foto, Herivelto Oliveira. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (1), além da confirmação do Plano Plurianual 2022-2025 e da visita do prefeito Rafael Greca, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), aprovaram também uma homenagem ao artista Nilson Müller e a efetivação de uma operação imobiliária aprovada em 2020. As propostas foram acatadas em primeiro turno, com transmissão ao vivo pelas redes socais do Legislativo (confira aqui).

Palhaço Zequinha
Por iniciativa do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), a CMC concederá ao artista Nilson Müller o título de Vulto Emérito de Curitiba, que é a maior distinção que o Município pode dar a uma pessoa nascida na capital do Paraná (007.00002.2021 com substitutivo geral 031.00113.2021). Com formação pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap, hoje Unespar), Müller ia da ilustração à pintura, passando pela cenografia e publicidade.

Nos anos 1970, reviveu o Palhaço Zequinha, dando a cara final e nova fama à personagem, cujos desenhos vinham nas famosas balas Zequinha, vendidas na cidade, e que depois virou álbum de figurinhas. Nilson Müller foi o primeiro cenógrafo de televisão do Paraná e foi homenageado com uma ala, em seu nome, na Gibiteca de Curitiba. “As figurinhas do [novo álbum do] Zequinha estão vendendo e circulando muito na cidade”, parabenizou Oliveira. 

“Além do Zequinha, o Nilson também é o criador do Zé Gotinha, a personagem usada nacionalmente na campanha de vacinação”, completou o autor. “É uma homenagem muito feliz, ele é um grande ser humano”, congratulou Nori Seto (PP), lembrando que em abril a CMC tinha aprovado voto de congratulações e aplausos aos organizadores do novo álbum de figurinhas do Zequinha, “que é um ícone paranaense”. 

“Estive nessa Loja do Zequinha e comprei três álbuns [de figurinhas] para os meus sobrinhos e um para mim, e agora participo das trocas de figurinhas pelos grupos de whatsapp”, disse Tico Kuzma (Pros), lembrando dessa nova geração que agora se apropria da personagem. “Eu lembro de jogar bafo com as figurinhas do Zequinha no colégio. É algo que vai ficar na lembrança”, acrescentou Sidnei Toaldo (Patriota). Sargento Tânia Guerreiro (PSL) comentou que, na época, até na Polícia Militar era comum haver colecionadores do Zequinha.

Desafetação de terreno
Os vereadores de Curitiba concordaram em efetivar a lei municipal 15.644/2020, cuja efetivação depende de um procedimento burocrático exigido pelo cartório de Registro de Imóveis. Ao analisar a documentação referente à operação imobiliária aprovada no ano passado (005.00227.2019), constatou-se que faltava formalizar a desafetação do terreno em questão, que fica no bairro Cidade Industrial de Curitiba, possui 420 m² e foi avaliado em R$ 367 mil à época.

É com esse objetivo que a Prefeitura de Curitiba apresentou o projeto de lei aprovado hoje, que desafeta o lote no CIC (005.00219.2021), permitindo a conclusão da venda da área a particular. O espaço fica no final da rua Casemiro Augusto Rodacki, onde a via já é sem saída, nos fundos da Associação Maria Amélia, e desde 2015 há, no Executivo, pedido para a venda do lote (confira aqui).