Na CMC, Prefeitura apresenta diagnóstico da Educação

por Julia Yamane*, especial para CMC | Revisão: Celso Kummer** — publicado 03/11/2025 18h05, última modificação 04/11/2025 15h24
Durante a audiência, realizada na Câmara Municipal de Curitiba, foram apresentados estudos e indicadores sobre a situação educacional da capital desde 2015.
Na CMC, Prefeitura apresenta diagnóstico da Educação

Diagnóstico e metas para o novo Plano Municipal de Educação são apresentados em audiência na Câmara de Curitiba. (Foto: Julia Schneider/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sediou, na última sexta-feira (31), uma audiência pública que marcou o lançamento do diagnóstico educacional do município e o início da construção do novo Plano Municipal de Educação (PME). A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com a Prefeitura de Curitiba, reforçando o papel do Legislativo como espaço de diálogo sobre políticas públicas e planejamento estratégico da cidade.

Participaram do evento o secretário municipal de Educação, Jean Pierre Neto; superintendente executivo da SME, Giovani Santos Vieira; a presidente da Comissão do PME, Vanessa Carneiro dos Anjos; e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Cíntia Caldonazo Wendler. Representando o Legislativo, estiveram presentes os vereadores Tico Kuzma (PSD), presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSD), Lórens Nogueira (PP), Guilherme Kíltter (Novo), Camilla Gonda (PSB) e Fernando Klinger (PL).

Dados apresentados sobre a Educação em Curitiba

Durante a audiência, a equipe técnica da SME apresentou um panorama dos principais resultados educacionais desde 2015, que servirão de base para a elaboração do novo Plano Municipal de Educação. Entre os destaques: 

  • Educação Infantil: Curitiba atingiu a universalização da pré-escola (4 a 5 anos), com 100% de atendimento, e ampliou o acesso às creches (0 a 3 anos) de 39,8% para 55,7% das crianças. 

  • Alfabetização: A meta de alfabetização na idade certa foi reafirmada com o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada; em 2024, 65,9% das crianças estavam alfabetizadas até o 2º ano.

  • Educação Integral: O atendimento em tempo integral cresceu em todas as etapas, com 99,7% nas creches e 69,5% na pré-escola, consolidando o modelo de ensino ampliado.

  • Educação Especial: A rede municipal passou de 27 para 56 salas de recursos multifuncionais, e criou o Centro de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Ceteia), com cerca de 800 atendimentos mensais.

  • Formação Docente: Entre os 23 mil professores da rede, 86% possuem licenciatura e 62% têm pós-graduação, demonstrando o compromisso com a qualificação profissional. 

  • Financiamento: O investimento público em educação aumentou de 1,5% para 2,2% do PIB municipal, aproximando-se da meta de 2,8%.

  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): O número de matrículas caiu, reforçando o desafio de localizar e atender os 1,5% de curitibanos ainda não alfabetizados. 

Plano Municipal de Educação terá diretrizes para os próximos 10 anos

O secretário municipal de Educação, Jean Pierre Neto, explicou que o objetivo do diagnóstico é orientar as políticas públicas da próxima década. “Apresentamos o diagnóstico da rede municipal de Curitiba para que possamos ter um norte na construção do Plano Municipal de Educação (PME), que vai perdurar por dez anos”, afirmou. Ele ressaltou que o novo PME será elaborado de forma participativa, com consulta pública e conferência municipal.

“Seguimos toda a legislação para a construção desse plano e apresentamos o diagnóstico e os dados para que a sociedade possa trazer suas contribuições a partir da publicação dos documentos que vão embasar a redação do novo Plano Municipal de Educação”, complementou. Jean Pierre Neto pediu a participação da sociedade e destacou que o processo de elaboração do PME é técnico e democrático. A Conferência Municipal de Educação está prevista para março de 2026.

Após a conferência, a proposta do novo PME será encaminhada à Câmara Municipal, consolidando o ciclo de cooperação entre Executivo e Legislativo em prol da qualidade da educação em Curitiba. Presente à audiência, o presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma (PSD), destacou a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo. “A nossa participação é a parceria institucional para que utilizem esse espaço para promover essa audiência”, afirmou, ressaltando que o novo prédio da Câmara será projetado para acolher eventos voltados à educação e à cidadania

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Edição: José Lázaro JR

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques