Câmara de Curitiba se ilumina em homenagem ao Novembro Azul

por Julia Yamane*, especial para CMC | Revisão: Celso Kummer** — publicado 03/11/2025 18h05, última modificação 03/11/2025 18h05
Proclamação da República e Dia Nacional da Consciência Negra também motivam a Câmara a se iluminar em novembro.
Câmara de Curitiba se ilumina em homenagem ao Novembro Azul

Fachada da sede da Câmara de Curitiba, Palácio Rio Branco, receberá iluminação especial em apoio ao Novembro Azul. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Ao longo do mês de novembro, o Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), receberá seis iluminações especiais, em apoio às campanhas de conscientização sociais e às de saúde. A Câmara se vestirá de azul nos dias 1° e 2; depois, do dia 10 ao dia 13; e por fim, do dia 24 ao dia 30, em apoio ao Novembro Azul, campanha de combate ao câncer de próstata. A campanha em questão trata do alerta sobre a importância para o diagnóstico precoce da doença.

A iniciativa foi trazida ao Brasil em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tendo se notabilizado com a disseminação de informações do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Desde então, o Novembro Azul tem como objetivo conscientizar a população masculina sobre a necessidade do cuidado com a saúde. Para isso, a campanha estimula a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, fazer o exame de próstata, entre outros.

Entre os cuidados indicados estão: verificação da pressão arterial, hemograma completo, testes de urina, análise do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corporal (IMC). A campanha ainda dissemina informações sobre o tratamento e a prevenção, sugerindo dietas ricas em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais; menos gordura, que ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

130 anos da amizade entre o Brasil e Japão

Do dia 3 ao 9, o Palácio Rio Branco receberá iluminação especial nas cores vermelho, branco, verde e amarelo, em homenagem aos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil, firmado em 1895. Estima-se que, de 1908, com a chegada do navio Kasato Maru, ao ano de 1941, antes da Segunda Guerra Mundial, cerca de 190 mil japoneses mudaram-se para o Brasil, na sua maioria para trabalharem na agricultura do país. 

Depois, na década de 1990, muitos brasileiros, descendentes de japoneses, acabaram emigrando para o Japão em busca de melhores postos de trabalho do que os oferecidos aqui. Atualmente, encontra-se no Brasil a maior comunidade japonesa fora do país, que influenciou fortemente a cultura brasileira. A iniciativa da iluminação é do vereador Nori Seto (PP).

Dia Mundial do Diabetes ganha atenção da Câmara de Curitiba 

Depois, no dia 14, o Palácio Rio Branco receberá a cor azul em alusão à campanha do Dia Mundial do Diabetes. O Diabetes mellitus é um fator de risco para doenças cardiovasculares, causado pela falta de insulina ou pela deficiência de sua açãoA doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar à complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e no cérebro.

A campanha foi criada em 1991, em homenagem ao aniversário de Sir Frederick Banting - co-descobridor da insulina -, pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante o dia, as ações tomadas têm o objetivo de reforçar a conscientização e respeito à doença, destacando também a importância da prevenção (praticar atividades físicas, manter alimentação saudável e evitar consumo de álcool, tabaco e outras drogas). 

Proclamação da República motiva iluminação no Palácio Rio Branco

No dia seguinte, dia 15, o país comemora o Dia da Proclamação da República, e a Câmara de Curitiba também vai celebrar a data se “vestindo” das cores verde, amarelo, azul e branco, a pedido da Presidência. Em 1889, neste dia, o imperador Dom Pedro II foi deposto e substituído por um governo provisório chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca, encerrando o período do Brasil Império, iniciado em 1822. A monarquia não resistiu às pressões internas decorrentes da crise militar após a Guerra do Paraguai, dos conflitos com a Igreja Católica, do aumento da dívida externa e do impacto político da abolição da escravidão, culminando na Proclamação da República.

Novembro Roxo, Dia Mundial da Prematuridade

Em seguida, dos dias 16 ao 18, o prédio da sede da Câmara se iluminará em apoio ao Novembro Roxo, campanha do Dia Mundial da Prematuridade, a pedido do vereador Nori Seto (PP). A iniciativa busca propor ações para reduzir as taxas de prematuridade e compartilhar informações sobre os riscos do nascimento de bebês antes das 37 semanas de gestação. Dentre esses riscos, estão os problemas cerebrais e a exposição a experiências delicadas, enquanto permanecem internados em unidades neonatais.

No Brasil, 1 a cada 10 nascimentos ocorre antes do tempo previsto, segundo o Ministério da Saúde. Atualmente, o país está entre os 10 com maior número de partos prematuros no mundo. A campanha envolve mais de 100 países, que realizam ações para divulgar informações para a população sobre a prevenção da prematuridade. Para isso, algumas ações para a prevenção dessas situações são sugeridas, como o acompanhamento pré-natal, a adoção de um estilo de vida saudável, evitar infecções, entre outros. 

Dia Nacional da Consciência Negra terá iluminação especial 

Por fim, o Dia Nacional da Consciência Negra motivará uma iluminação especial de 19 a 23 de novembro, nas cores vermelha, amarela e verde, a pedido da Presidência da CMC. O objetivo do dia é homenagear a resistência do povo negro e combater o racismo, além de promover reflexões sobre a história e a importância da população afro-brasileira na formação do país. A data é um feriado nacional instituído oficialmente pela lei federal 12.519/2011, sendo um símbolo da luta contra o racismo no Brasil, sendo motivada pelo dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado.

Fachada do Palácio Rio Branco é iluminada desde 2019 

Palácio Rio Branco é a sede da Câmara de Curitiba desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, foi construído, no fim do século 19, para abrigar a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual, em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a fachada do edifício histórico é iluminada para destacar o apoio a campanhas de diferentes segmentos e a datas comemorativas. O pedido precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados.  

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques