Na 1ª reunião, Mesa da CMC e prefeito Greca falam em respeito e prioridades

por José Lázaro Jr. — publicado 21/01/2021 15h05, última modificação 21/01/2021 15h52
Greca adiantou que no dia 2 de fevereiro enviará novos projetos para o Legislativo, incluindo um plano de habitação popular.
Na 1ª reunião, Mesa da CMC e prefeito Greca falam em respeito e prioridades

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na manhã desta quinta-feira (21), a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) visitou o Executivo para se reunir com o prefeito Rafael Greca e com o vice, Eduardo Pimentel. O presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), comprometeu-se a "dar celeridade na votação de questões importantes" e disse que a nova gestão do Legislativo deseja "trabalhar em consonância com a Prefeitura de Curitiba". Kuzma estava acompanhado de Alexandre Leprevost (SD), vice-presidente da CMC, e da Professora Josete (PT), segunda secretária. Na reunião, Pier Petruzziello (PTB) foi confirmado como líder do Executivo na Câmara - cargo que desempenha desde 2017.

> Confira o registro fotográfico da reunião no Flickr da CMC, clicando aqui.

"Fiquei tranquilo com a eleição de vocês. Eu respeito muito a Câmara", disse o prefeito Rafael Greca, após Kuzma agradecer a ele pela preservação da autonomia do Legislativo durante o processo da eleição da Mesa Diretora, sem a interferência do Executivo. "A alternância de poder é importante para o andamento dos trabalhos. Agradeço a forma democrática e republicana de respeito à Câmara por parte do prefeito", disse o presidente da CMC. Também estiveram presentes à reunião, o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur,  o chefe de Gabinete da Prefeitura, Cristiano Hotz, os assessores especiais Cibele Fernandes Dias e Lucas Navarro e o diretor do Departamento Técnico Legislativo da SGM, Rodrigo Ajuz.

Na reunião, Greca antecipou que no dia 2 de fevereiro serão encaminhados à CMC projetos para a retomada econômica da cidade, com o aumento do fundo de aval, e a criação de um plano de habitação popular com financiamento da Caixa Econômica. Quando a conversa passou pela necessidade de uma sede definitiva para o Legislativo, o prefeito comentou de incluir o projeto no eixo da Barão do Rio Branco, dentro do programa Rosto da Cidade. "Minha vontade é dar uso ao espaço onde estão as ruínas do Hotel Tasse, no entorno da Câmara. É uma área que somada ao antigo terreno da estação pode ser um lugar".

Liderança do governo
"Agradeço a confiança do prefeito Rafael Greca, que mais uma vez me escolheu para ser o líder. Agradeço acima de tudo aos meus companheiros de bancada, meus colegas vereadores da base de apoio ao governo, que nós estamos começando a construir. Vai ser uma liderança com muito diálogo e com muita firmeza, como sempre foi, em prol da cidade, para aprovar os projetos que resolvem a vida da população", afirmou Pier Petruzziello, após ser reconduzido à liderança do governo na CMC. 

Após a eleição da Mesa Diretora, os blocos parlamentares formados começam a se reorganizar na CMC, uma vez que a proporcionalidade contará para a definição dos ocupantes das comissões temáticas do Legislativo. Até o momento, quatro já foram constituídos: Podemos e PSL, sob a liderança de Mauro Bobato (Pode); DEM e PMB, liderados por Mauro Ignácio (DEM); PP e PTB, com Nori Seto (PP); e Pros e Republicanos, Osias Moraes (Republicanos) à frente do grupo. As indicações podem ser acompanhadas pelo Sistema de Proposições Legislativas e pelo Diário da Câmara.