Em 4 meses, Câmara de Curitiba já supera marca de mil visitantes

por Felipe Rossi de Almeida*, especial para a CMC | Revisão: Gabriel Kummer** — publicado 07/05/2026 16h55, última modificação 07/05/2026 17h01
Atividades das Escola do Legislativo contribuíram para o resultado; Jogo da Eleição concorre a prêmio nacional em Fortaleza.
Em 4 meses, Câmara de Curitiba já supera marca de mil visitantes

Com mais de mil visitantes em quatro meses, Escola do Legislativo da CMC se torna uma referência nacional. (Fotos: Rodrigo Fonseca e Kim Tolentino/CMC).

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu 1.010 visitantes nos primeiros quatro meses de 2026. A marca, atingida em 30 de abril, mostra o resultado do programa Visite a Câmara, coordenado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. A maioria do público é composta por estudantes de instituições como FAE, Senac e escolas das redes estadual e municipal. Durante a atividade, os alunos recebem o Manual do Cidadão, cartilha que explica o funcionamento da CMC, o que fazem os vereadores e como nasce uma lei. 

Na CMC, os visitantes entram pela entrada principal do Palácio Rio Branco em dias de sessão plenária, podendo acompanhar ao vivo a atuação de vereadoras e vereadores. Além disso, assistem a palestras sobre o funcionamento do Legislativo municipal ou participam do Jogo da Eleição, uma dinâmica educativa que simula o processo eleitoral democrático.

A Escola do Legislativo da CMC também promove ações externas, levando palestras e o Jogo da Eleição a instituições de ensino de Curitiba. Além disso, o setor lidera ações internas na CMC, como a formação do Grupo de Pesquisa sobre Qualidade das Leis, iniciativa elogiada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

A Câmara de portas abertas

"Alcançar a marca de mil visitantes em apenas quatro meses é um reflexo do nosso compromisso em abrir as portas da Câmara para a sociedade. Ao realizar apresentações sobre o Legislativo com ferramentas lúdicas e, ao mesmo tempo, comprometer-se com um rigoroso trabalho de pesquisa sobre a qualidade das leis, a Escola do Legislativo cumpre uma missão fundamental: transformar o conhecimento técnico em cidadania ativa para os curitibanos", ressalta a diretora-geral da Câmara Municipal de Curitiba, Waleria de Oliveira Maida.

Gestora da Escola do Legislativo, Débora Reis destacou a importância da aproximação com a comunidade escolar. “Buscamos tornar o Legislativo mais acessível aos jovens, incentivando a participação cidadã desde cedo. As visitas e as ações externas são estratégicas para ampliar o alcance da instituição parlamentar”, afirmou. 

>> Veja como agendar uma visita à CMC

Integração entre parlamentos ganha
força em evento estadual

As ações da Escola do Legislativo da CMC conseguiram também o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que convidou os servidores do setor para o recente lançamento da Rede Estadual de Educação Legislativa (REEL). A iniciativa do parlamento estadual tem como objetivo fomentar a troca de experiências, a qualificação técnica e a cooperação entre as casas legislativas paranaenses.

A solenidade reuniu representantes de diversas câmaras municipais do Paraná e contou com uma aula magna sobre Poder Constitucional ministrada pelo ex-presidente da República Michel Temer. Ele destacou a importância da integração entre os legislativos para o fortalecimento das instituições democráticas. 

Reconhecimento em outros estados brasileiros

A atuação da Escola do Legislativo da CMC também chama a atenção de parlamentos além do estado do Paraná. Em abril, vereadores e servidores da câmara do município catarinense de Navegantes vieram a Curitiba para entender o funcionamento do Grupo de Pesquisa sobre Qualidade de Leis. Na ocasião, foram recebidos pela gestora da Escola e também por Ricardo Tadao, diretor da Procuradoria Jurídica, e Juliana Fischer, diretoria Jurídica de Administração, que também integram o Grupo de Pesquisa sobre Qualidade de Leis.

Ainda no mesmo estado vizinho, a gestora Débora Reis participará da mesa de abertura do V Encontro Estadual de Escolas do Legislativo de Santa Catarina, evento promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), no dia 14 de maio, em Florianópolis. Já no mês de junho, a equipe de servidores estará em Fortaleza, no Ceará, participando do 43º Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), concorrendo ao Prêmio Abel na categoria Comunidade com o Jogo da Eleição.

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma (PSD), confirmou a importância de investir nas ações da Escola do Legislativo. “A Câmara de Curitiba, por meio da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, consegue cumprir uma função essencial ao aproximar o povo de uma instituição conhecida como a Casa do Povo, promovendo conhecimento, transparência e participação cidadã. Investir em educação legislativa é investir no futuro da democracia”, declarou.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Felipe Rossi de Almeida, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Edição: Alex Gruba
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer

Supervisão do estágio: Ricardo Marques