Escola do Legislativo promove 1º treinamento online sobre SPL

por Claudia Krüger — publicado 21/01/2021 16h35, última modificação 21/01/2021 21h57
Mais de 120 servidores e vereadores participaram da atividade, elaborada para acolher os novos mandatos da 18ª legislatura.
Escola do Legislativo promove 1º treinamento online sobre SPL

A atividade pode ser acompanhada via aplicativo Zoom e também pelo YouTube da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) reuniu virtualmente, na manhã desta quinta-feira (21), mais de 120 servidores e vereadores para um treinamento voltado ao Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Essa foi a primeira vez que a Escola do Legislativo transmitiu um treinamento ao vivo pelo YouTube, com a participação do público por meio de mensagens enviadas aos treinadores. A íntegra do evento pode ser conferida aqui.

Na oportunidade, os novatos do Legislativo puderam saber mais sobre o sistema próprio da Casa que permite o acesso a proposições em trâmite, protocolo de projetos de lei e requerimentos, assim como ofícios e algumas noções sobre o Regimento Interno. Além dos novos vereadores e assessores, os servidores que já trabalhavam na CMC também puderam rever conteúdos nessa que foi uma introdução ao processo legislativo.

A Escola, em parceria com outros setores administrativos da Câmara, promoverão novos treinamentos nos meses seguintes, como o de trâmite e funcionamento das comissões permanentes e temáticas, agendado para o mês de fevereiro. Para outros setores, há previsão de treinamentos aos servidores das áreas administrativas do Legislativo.

Nessa quinta, a aula foi ministrada pela nova diretora-geral da Câmara, Jussana Marques, que antes comandava o Departamento de Processo Legislativo (Deprole), além dos servidores Tiago Leão, da Diretoria de Apoio às Comissões (DAC), e de Rodrigo Furlan, da Diretoria de Apoio Procedimental (DAP). A atividade foi conduzida pela coordenadora em exercício da Escola do Legislativo, Claudia Krüger. As fotos estão disponíveis no Flickr da Câmara Municipal.

A Escola do Legislativo
Em funcionamento desde 2013, a Escola do Legislativo tem o papel de auxiliar no aperfeiçoamento profissional de servidores da instituição e de vereadores, além de contar com atividades que contemplam também a comunidade em geral. Para cumprir seus objetivos, pode estabelecer convênios e parcerias com outras instituições, sejam elas públicas ou privadas, como o que resultado no projeto Parlamento Jovem, uma parceria entre a Casa e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A Escola oferece ainda uma plataforma de cursos EaD (Educação a Distância) para servidores e vereadores, com a emissão de certificados.