Ministério Público do Paraná e CMC avaliam parcerias em cursos para a sociedade

por José Lázaro Jr. — publicado 28/01/2021 21h24, última modificação 28/01/2021 21h24
Vereadores foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, que é o chefe do Ministério Público do Paraná (MP-PR).
Ministério Público do Paraná e CMC avaliam parcerias em cursos para a sociedade

Mesa Diretora da CMC foi recebida na Procuradoria Geral de Justiça do MP-PR. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quinta-feira (28), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) avançou na agenda de defesa das instituições democráticas, visitando o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, que é o chefe do Ministério Público do Paraná (MP-PR). Desde a eleição para os cargos, com o presidente Tico Kuzma (Pros) à frente, os vereadores têm procurado órgãos públicos e entidades da sociedade civil para pedir confiança redobrada nas instituições. Com ele, hoje, estavam o vice-presidente da CMC, Alexandre Leprevost (SD), e a primeira-secretária, Flávia Francischini (PSL).

Giacoia e os vereadores conversaram sobre as possibilidades de atuação conjunta das instituições, respeitando os limites constitucionais de cada órgão, com foco na transparência pública. Ficou acordado que atividades da Escola do Legislativo da CMC que forem abertas à sociedade, e cuja temática esteja conectada a das Promotorias de Justiça (Saúde Pública, Violência Doméstica, Meio Ambiente, Direitos dos Idosos, por exemplo), poderão contar com membros do MP-PR.

Apresentado à situação de ameaça à vida dos vereadores Carol Dartora e Renato Freitas, do PT, Kuzma contou ao procurador-geral que a Câmara Municipal de Curitiba planeja investir em cursos de formação em Direitos Humanos para os seus funcionários e abrir essas atividades ao público externo. Gilberto Giacoia, do MP-PR, concordou que esta é potencialmente uma primeira parceria entre os órgãos, visto a reconhecida atuação do Ministério Público na área. O curso foi um pedido dos parlamentares ameaçados (leia mais).