Mês do empreendedorismo feminino pode integrar calendário oficial

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. — publicado 13/02/2025 10h15, última modificação 12/05/2025 15h02
O objetivo do projeto de lei é fortalecer as ações de inclusão produtiva e de geração de renda para mulheres em Curitiba.
Mês do empreendedorismo feminino pode integrar calendário oficial

A data coincide com o mês em que se comemora o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro. (Foto: Canva)

O vereador Lórens Nogueira (PP) apresentou na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) o projeto de lei que prevê instituir o mês de novembro como o “Mês do Empreendedorismo Feminino” na cidade. A iniciativa pretende, através de campanhas de conscientização, fortalecer a presença feminina nas atividades de empreendedorismo.

O objetivo principal da iniciativa é conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelas empreendedoras. Por isso, o projeto elenca quatro diretrizes: valorizar o protagonismo feminino, oferecer capacitação e suporte para as mulheres que desejam empreender, fomentar debates e articulações intersetoriais e inspirar novas gerações de mulheres empreendedoras (005.00089.2025).   

“Esse mês visa reforçar o compromisso do Município em promover políticas públicas voltadas à equidade de gênero, ao empoderamento econômico das mulheres e à valorização de suas contribuições para o desenvolvimento local”, diz o vereador. Lórens Nogueira ainda argumenta que a Organização das Nações Unidas (ONU) fixou o dia 19 de novembro como o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, por isso a escolha da data. 

No Mês do Empreendedorismo Feminino, a Prefeitura de Curitiba, em cooperação com a iniciativa privada e outros setores da sociedade civil organizada, poderá fomentar ações de conscientização, como realizar palestras e eventos sobre o tema; divulgar boas práticas e experiências exitosas na área do empreendedorismo feminino; e promover encontros comunitários para identificação e disseminação e fortalecimento da participação da mulher em atividades empreendedoras. 

“Esta celebração tem como objetivo destacar as conquistas das mulheres no mundo empresarial, além de fomentar o apoio àquelas que enfrentam desafios para empreender, especialmente em cenários de desigualdade social, econômica e de gênero”, finaliza o parlamentar. Se a norma for aprovada pela Câmara Municipal e sancionada, a lei municipal que irá instituir a data comemorativa entrará em vigor no Diário Oficial de CuritibaClique na imagem abaixo para entender como é tramitação completa de um projeto na CMC.

Boiler tramitação projetos

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia

Edição: Pedritta Marihá Garcia
Revisão: Ricardo Marques