Médico veterinário, Alexander Biondo recebe Cidadania Honorária na quarta

por Assessoria Comunicação publicado 30/09/2019 08h10, última modificação 10/11/2021 08h50

No dia 2 de outubro, às 20h, o Legislativo realiza sessão solene, no Palácio Rio Branco, para entregar ao médico veterinário Alexander Welker Biondo a Cidadania Honorária de Curitiba. Ele é docente da UFPR e foi diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Kátia Dittrich (Solidariedade), aprovada em plenário pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no dia 21 de maio deste ano (006.00002.2019).

Natural da cidade de São Paulo (SP), Biondo tem pós-doutorado em Biologia Molecular pela Universidade da Califórnia e em Microbiologia Médica pela Universidade de São Paulo (USP), além de ter presidido o Comitê de Atividades Internacionais da Sociedade Americana para Patologia Clínica Veterinária. “É uma pessoa de reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, que tem contribuído para o desenvolvimento de Curitiba com notório conhecimento e saber na área da Medicina Veterinária”, defendeu a autora, por ocasião da votação na CMC. Aprovada, a homenagem virou a lei municipal 15.445/2019.

Em março deste ano, Biondo já recebeu da CMC o Prêmio Cidade de Curitiba, também por indicação da vereadora Kátia Dittrich. A distinção é entregue anualmente, no aniversário da capital, para profissionais de destaque nas suas áreas de atividade, da ciência à assistência social, incluindo atividades culturais e desportivas.

Cidadania e vulto
A concessão da cidadania honorária de Curitiba (para homenageados que não nasceram na cidade) e do título de vulto emérito (equivalente à cidadania, destinada a quem nasceu na capital) estão previstas na lei complementar 109/2018, aprovada pelo Legislativo em dezembro de 2017. Dentro de cada legislatura, há o limite de quatro indicações por vereador. Quem exerce mandato eletivo ou ocupa cargo em comissão na administração pública, como secretários municipais e estaduais, não podem ser homenagea