Nesta quinta, audiência debate poluição sonora pelo apito dos trens

por Assessoria Comunicação publicado 30/09/2019 12h45, última modificação 10/11/2021 08h50

Em audiência pública nesta quinta-feira (3), às 14 horas, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza o debate sobre a poluição sonora causada pelo apito dos trens, em busca de soluções para o conflito. Proposta pelos vereadores Bruno Pessuti (PSD), Cristiano Santos (PV) e Serginho do Posto (PSDB), a atividade reunirá representantes do poder público e da empresa Rumo, concessionária da ferrovia Norte-Sul. O evento será no auditório do Anexo II do Legislativo (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).

A Rumo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e a Superintendência da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) confirmaram o envio de representantes para a audiência pública. Do Ministério Público do Paraná (MP-PR), a Câmara receberá o promotor Régis Sartori, da Promotoria de Justiça das Comunidades. Também foram convidados o procurador da República Luiz Sérgio Langowiski, que trata do assunto no âmbito federal, e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O requerimento (407.00029.2019) para a realização da audiência pública foi aprovado na sessão de 11 de setembro, com debate em plenário. "A poluição sonora pelo apito dos trens tem causado muitos transtornos, devido ao aumento da frequência das locomotivas na cidade", justificou Pessuti. “Estamos há alguns anos discutindo [os problemas causados pela linha férrea]. Antes com a ALL, agora com a Rumo”, apontou Serginho do Posto.

Cristiano Santos, coautor da proposição do debate, também alertou às passagens de nível irregulares: “Só estando com o maquinista para saber o que eles passam”. Outros vereadores se manifestaram. Julieta Reis (DEM), por exemplo, opinou que a solução ideal seria a circulação das no entorno de Curitiba.