Marcelo Fachinello presidirá a Câmara de Curitiba no biênio 2023-2024

por Fernanda Foggiato | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 21/12/2022 14h50, última modificação 22/12/2022 08h32
O jornalista foi eleito por unanimidade. O “blocão” indicou cinco nomes da Mesa Diretora; e o "bloquinho", dois.
Marcelo Fachinello presidirá a Câmara de Curitiba no biênio 2023-2024

No primeiro mandato, o jornalista Marcelo Fachinello foi eleito presidente da Casa por unanimidade. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na tarde desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) elegeu o jornalista Marcelo Fachinello (PSC), por unanimidade, com o apoio de 37 vereadores, como o presidente da Casa no biênio 2023-2024, os dois últimos anos da 18ª legislatura. A posse dos novos membros da Mesa Diretora será no dia 2 de janeiro de 2023.

“A minha presidência, e esse é um compromisso que eu assumo perante todos vocês, será uma presidência de todos os vereadores e vereadoras e para todos os vereadores e vereadoras”, cumprimentou Fachinello. Ele fez uma menção especial à “parceria e firmeza” dos demais 26 membros do “blocão”. “Foram firmes, cumprindo o que foi acordado, mesmo que a tentativa de demovê-los tenha sido grande e pesada,  o que faz parte de todas as articulações políticas”, afirmou.

>> Leia também:
Eleito presidente, Fachinello promete "diálogo positivo"
Ezequias Barros será o corregedor da CMC até o fim da legislatura

Liderado por Sabino Picolo (União), o “blocão” indicou mais quatro cargos da Mesa Diretora: o primeiro-vice-presidente, Tito Zeglin (PDT); o segundo-vice-presidente, Mauro Ignácio (União); o primeiro-secretário, Osias Moraes (Republicanos); e a segunda-secretária, Maria Leticia (PV). 

Já o “bloquinho”, sob a liderança do atual primeiro-vice-presidente, Alexandre Leprevost (Solidariedade), teve direito a indicar dois membros, ficando com a terceira-secretaria e a quarta-secretaria. Os cargos serão exercidos, respectivamente, por Mauro Bobato (Pode) e Leonidas Dias (Solidariedade).

À exceção da escolha da segunda-secretária, que teve a abstenção de Eder Borges (PP), as demais votações foram unânimes.  A eleição da Mesa obedece à regra da proporcionalidade. Formado por Cidadania, PSD, PDT, PSC, Patriota, Pros, Republicanos, DC, MDB,  PT-PV, PSB, União e PMB, o “blocão” reuniu 27 vereadores. Com os partidos PP, Novo, Solidariedade e Podemos, o “bloquinho” teve 11 parlamentares.

Confira as fotos da eleição da Mesa Diretoria e da Corregedoria no Flickr da CMC:

21/12/2022 - Sessão Especial - Eleição da Mesa Diretora