Eleito presidente, Fachinello promete "diálogo positivo"

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 21/12/2022 15h55, última modificação 22/12/2022 08h34
Com mais de 20 anos de carreira na cobertura esportiva, o jornalista Marcelo Fachinello é natural de Realeza (PR) e tem 42 anos de idade.
Eleito presidente, Fachinello promete "diálogo positivo"

Marcelo Fachinello disse que Picolo, Serginho e Kuzma apoiaram a construção da chapa vitoriosa. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (21), o vereador Marcelo Fachinello (PSC) repetiu a façanha de Íris Simões e, mesmo estando em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), foi eleito para a presidência do Legislativo. Há 25 anos que um “novato” não disputava e ganhava o cargo mais alto da administração da CMC. Fachinello comandará a Câmara no biênio 2023-2024, tornando-se o 28º presidente eleito da CMC desde a retomada das legislaturas em 1947.

“Quero agradecer a todos os vereadores e vereadoras, que me concederam a honra e a oportunidade de presidir esta Casa Legislativa”, disse Fachinello, no seu primeiro discurso após o resultado. “A minha presidência será de todos e para todos os vereadores e vereadoras. Digo aos meus pares, que foram eleitos agora pouco, que temos uma grande responsabilidade, que é fazer um trabalho tão bom quanto, ou melhor, que este que se encerra no comando do vereador Tico Kuzma”, colocou.

“Tem muitos que falam que eu sou um novato, e é verdade, pois eu sou um vereador de primeiro mandato, mas tenham certeza de que eu beberei na fonte da experiência, pois os três ex-presidentes com mandato na Casa  Sabino Picolo, Serginho do Posto e Tico Kuzma  estão nesta construção [de chapa] e estarão ao meu lado”, afirmou Fachinello. “Agradeço ao povo, pois temos uma legislatura digna da importância da capital; nas divergências, nos consensos e nos debates nós nos engrandecemos”.
 

>> Leia também:
Marcelo Fachinello presidirá a Câmara de Curitiba no biênio 2023-2024
Ezequias Barros será o corregedor da CMC até o fim da legislatura

Marcelo Fachinello disse que a Mesa Diretora traçou valores para serem seguidos nos próximos dois anos: respeito à moralidade administrativa, à pluralidade democrática, ao dinheiro do contribuinte, à eficiência e, principalmente, à autonomia e independência da Câmara de Curitiba. “Quero colaborar com o diálogo político positivo, para superar animosidades, problemas e situações que este momento do nosso país causa”, concluiu Fachinello.

Perfil do presidente
Natural da cidade de Realeza, no interior do Paraná, Marcelo Tschá Fachinello tem 42 anos de idade, é casado e tem um filho. Com uma extensa carreira no jornalismo esportivo, já trabalhou na Transamérica Esportes, CBN, TV Cultura/E-Paraná e O Metro. Graduado em Gestão Pública pela Universidade Estácio de Sá, Fachinello já foi diretor de Comunicação na Secretaria Estadual de Esportes e no Instituto Municipal de Turismo.

Nos anos de 2019 e 2020, antes de ingressar na CMC, Marcelo Fachinello foi gestor de Esporte na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Ele tinha disputado a eleição para a Câmara em 2016, pelo PTB, fazendo 4.168 votos, mas ocupou a primeira suplência do partido. No pleito seguinte, já filiado ao PSC, melhorou seu desempenho, conquistando 5.326 votos e foi eleito para seu primeiro mandato na CMC. Fachinello fez parte do movimento de formação política RenovaBR.

Nos seus dois primeiros anos na CMC, Fachinello foi membro ativo da Comissão de Constituição e Justiça e vice-presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar e Esporte e da Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno. É autor de 16 projetos de lei e coautor de outros 9, tendo registrado 8 sugestões ao Executivo, 321 requerimentos à Prefeitura de Curitiba e 59 pedidos de informação oficial desde que ingressou na Câmara de Curitiba.

Comissão Executiva
O vereador Marcelo Fachinello irá administrar a CMC tendo ao seu lado, na Comissão Executiva, o primeiro-secretário Osias Moraes (Republicanos) e a segunda-secretária Maria Leticia (PV). Pelas normas internas da Câmara, enquanto a coordenação das sessões plenárias são compartilhadas entre todos os membros da Mesa Diretora, a administração cotidiana da CMC é uma atribuição da Comissão Executiva.

Natural de Manaus (AM), Osias Moraes está em seu segundo mandato na Câmara de Curitiba, tem 47 anos de idade e é pastor evangélico e tecnólogo em Gestão Pública. É o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça e já foi vice-corregedor do Legislativo. Também em segundo mandato, Maria Leticia é médica, tem 63 anos de idade e é a atual procuradora da Mulher da CMC e presidente da Comissão de Meio Ambiente do Legislativo.