Liderança comunitária do Butiatuvinha terá homenagem da CMC

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 04/09/2023 16h15, última modificação 04/09/2023 16h46
Fundador da associação de moradores da Vila Cristina, Júlio Narciso Júnior era uma liderança comunitária conhecida na Regional de Santa Felicidade.
Liderança comunitária do Butiatuvinha terá homenagem da CMC

Vereador Sidnei Toaldo propôs a homenagem póstuma à liderança comunitária do Butiatuvinha. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiu, nesta segunda-feira (4), aprovar uma homenagem póstuma a Júlio Narciso Júnior, liderança comunitária do bairro Butiatuvinha. Fundador da Associação de Moradores da Vila Cristina e Vizinhança (Amovicri), o nome dele será usado na identificação de uma travessa, na região onde viveu, próxima da sua antiga residência. Natural de Bauru (SP), mudou-se para Curitiba aos 37 anos de idade, em 1980, para trabalhar na Volvo do Brasil. “Aí ele construiu uma conexão profunda com a sua vizinhança, fundando a Associação de Moradores da Vila Cristina, em 1984, e trazendo projetos de infraestrutura”, relatou Sidnei Toaldo (Patriota), autor do projeto de lei.

“Foi um grande homem, com uma história de vida bonita e que fez muito para o bairro Butiatuvinha. Ele tinha um lema, que era “solidariedade e superar desafios. Em seu coração, batia a paixão pelo esporte, especialmente o futebol, e o desejo genuíno de servir à comunidade. Ele se destacou como presidente da Associação Viking, da Volvo do Brasil, e também treinou a equipe de futebol da empresa, conquistando inúmeros títulos. Sua paixão inspirava todos a darem o melhor de si”, contextualizou Toaldo. Apoiando a homenagem, Mauro Ignácio (União) disse que conheceu Júlio Narciso, a quem chamou de “pessoa muito dedicada”.

“Lembro dele com o Seu Andrade, um baiano, que falava muito, os dois andavam sempre juntos, faziam festas na casa do Júlio para as crianças, em parceria com a FAS”, lembrou Ignácio. Sidnei Toaldo disse que “o Butiatuvinha deve muito a ele”, cujo trabalho diz que foi determinante para a urbanização da região. “Hoje, o filho dele assume a presidência da associação, inclusive, no sábado, mesmo com a chuva, teve uma festa na comunidade”, enalteceu o autor da homenagem. Júlio Narciso enfrentou um AVC em 2013, falecendo em 2018. “Seu legado é um testemunho de humildade e caráter exemplar”, atestou Toaldo (008.00006.2023).

Projeto social ganha Declaração de Utilidade Pública

Os vereadores de Curitiba entenderam que o Instituto Música e Arte (IMA), associação sem fins lucrativos fundada há quatro anos (014.00023.2022), cumpre os requisitos para receber, da CMC, a Declaração de Utilidade Pública. “Em 2020, produziram 31 vídeos, de forma coletiva, para repassar mensagens de solidariedade durante a pandemia”, destacou a vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União), autora do projeto de lei, destacando que a entidade, conduzida pela maestrina Marcia Regina Mocellin, atua gratuitamente em projetos comunitários (confira o relatório de atividades). A iniciativa recebeu 26 votos favoráveis.

A Declaração de Utilidade Pública é exigida para convênios com o poder público e, para ser concedida, a entidade tem que comprovar ações sociais dentro de Curitiba. Na prática, o documento emitido pela CMC funciona como um atestado de bons antecedentes, e sua concessão é regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades. É vedada a concessão para instituições cujos serviços sejam prestados exclusivamente em favor dos associados.