Câmara de Curitiba lança estante comunitária de livros para servidores

por Nicole Thessing* — publicado 05/09/2023 16h10, última modificação 05/09/2023 18h31
Ações internas do mês de agosto tiveram também a inauguração do Espaço Café e concurso entre estagiários e aprendizes.
Câmara de Curitiba lança estante comunitária de livros para servidores

A biblioteca conta com livros de literatura brasileira e estrangeira, gibis e caça-palavras. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Lançada no dia 16 de agosto, a Estante Comunitária de livros da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) reúne 68 títulos doados pelos próprios servidores. A ideia foi desenvolvida pelo Setor de Gestão de Pessoas, que promoveu a doação de exemplares de literatura brasileira e estrangeira, gibis e caça-palavras.

“Não há dúvidas de que os avanços tecnológicos e a utilização cada vez mais frequente dos meios digitais para a aprendizagem e o lazer são importantes, mas com isso os livros físicos estão sendo esquecidos e o objetivo da estante comunitária é reacender nas pessoas o gosto pela leitura”, explicou a servidora do Setor de Recursos Humanos, Vanessa Rodrigues de Oliveira Lima, responsável por executar o projeto.

A biblioteca vai funcionar no sistema de empréstimo consciente, isto é, a pessoa pode pegar e devolver sem anotações e sem registro. “A doação dos títulos é a oportunidade de partilhar e desapegar, afinal, todo e qualquer conhecimento é para ser compartilhado e não guardado”, finalizou Lima.

Mobilização foi responsável pela arrecadação de quase 80 kg de tampinhas. (Foto: Rafael Mayer/CMC)Estagiários participam de concurso de arrecadação de tampinhas

Para contribuir com a campanha Tampinha Paraná, a Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH), com o apoio da Associação de Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC), promoveu um concurso de arrecadação de tampinhas entre os estagiários e aprendizes da Casa durante o mês de agosto. 

A Câmara aderiu oficialmente à campanha no dia 5 de junho deste ano, em uma ação conjunta com o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), responsável por idealizar a ação social. O material arrecadado será comercializado com empresas de reciclagem e convertido em fraldas geriátricas, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal ou alimentos para entidades sociais.

O resultado do concurso foi a arrecadação de aproximadamente 80 quilos de tampinhas pelos participantes. A divulgação dos ganhadores foi no dia 29 de agosto, sendo que o primeiro colocado, Pedro Correia Kavulack, do Gabinete da vereadora Amália Tortato (Novo), foi responsável pela arrecadação de 13,450 quilos. A segunda colocada foi Nathalie Ferreira Guther, do Setor de Gestão de Pessoas, e a terceira, Estefany Artigas Canfild, do Gabinete da vereadora Maria Leticia (PV), que arrecadaram, respectivamente, 13,4 e 10,3 quilos.

ASCMC será responsável pela gestão do Espaço Café da Câmara. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)Associação dos Servidores inaugura Espaço Café na Câmara

Outro evento do mês de agosto foi a inauguração do Espaço Café, idealizado pela Associação dos Servidores da Câmara (ASCMC), em conjunto com os servidores, tanto os associados quanto os não associados, e com a Comissão Executiva, responsável pela coordenação das funções administrativa e financeira da Câmara.

O espaço foi inaugurado no dia 23 deste mês e foi criado por meio de contrato de prestação de serviços entre a ASCMC e a Câmara. “Esse contrato prevê que a associação possa usar os espaços da Câmara para promover ações para os servidores; então, através desse contrato, que é um termo de permissão, nós conseguimos esse espaço para montar o café para atender aos servidores, os vereadores e os visitantes da Câmara”, explicou o presidente da ASCMC, Hamilton Júnior.

Ele ainda frisou que embora o espaço seja da Câmara, quem administra é a associação. "Todos os equipamentos, os funcionários que estão ali são da associação, que contratou uma empresa para que desse essa assessoria para montar, como nós não tínhamos a expertise", continuou. Assim, foi contratado um profissional da área, "um barista, uma pessoa que já tem todo esse know-how de montar o café, que não é só o café, tem a questão da estrutura, no maquinário, dos equipamentos, mas o café é da associação, a associação é que faz o gerenciamento", finalizou Júnior.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.