Líder do governo faz balanço das ações da Prefeitura de Curitiba

por José Lázaro Jr. — publicado 30/06/2025 16h25, última modificação 30/06/2025 16h34
Serginho do Posto utilizou o horário da liderança do governo para fazer um balanço do início da gestão Eduardo Pimentel.
Líder do governo faz balanço das ações da Prefeitura de Curitiba

Serginho do Posto enumerou polítcas públicas da gestão Eduardo Pimentel no fim do semestre. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na última sessão plenária deste semestre na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta segunda-feira (30), o líder do governo, vereador Serginho do Posto (PSD), apresentou um balanço das ações da gestão do prefeito Eduardo Pimentel no primeiro semestre de 2025. Entre os destaques, ele citou a compra de 157 novos ônibus, a tarifa zero para desempregados, o Domingão Meia-Passagem e a criação da Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo.

Na Educação, mencionou o programa Vale-Creche, que atende 3,6 mil famílias, a nomeação de 406 professores, e a ampliação de vagas em CMEIs. Na saúde, destacou a redução de 92% nos casos de dengue e as 12 mil consultas e 5 mil exames realizados pelo programa Especialidades em Ação. Serginho do Posto também apontou o início da revitalização do Centro, a entrega de 200 casas de interesse social e a oferta de 5,7 mil vagas de emprego.

“Todas essas ações seguem os pilares da transparência e da responsabilidade com a gestão fiscal, que têm orientado o trabalho da Prefeitura. Foram avanços concretos que impactaram positivamente a vida da população”, afirmou Serginho do Posto. Sidnei Toaldo (PRD) e João da 5 Irmaõs (MDB) também pediram a palavra para fazer elogios à gestão Eduardo Pimentel na conclusão do primeiro semestre de 2026.

“Temos muitas obras acontecendo”, destacou Toaldo, contando como foi atendido pelo secretário de Governo, Marcelo Fachinello, para levar iluminação pública à praça Sinibaldo Trombini, na Regional Santa Felicidade. O parlamentar colocou como demanda para a gestão a ampliação do CMEI Dinalva Túlio, “porque a região é carente de vagas [na Educação Infantil]”. João da 5 Irmãos elogiou as obras na divisa com Pinhais, para contenção de enchentes, e em áreas para a prática de esporte em Curitiba.

Regimento Interno estabelece que cada legislatura tem a duração de quatro anos, sendo dividida em quatro sessões legislativas. Cada sessão possui dois períodos – de 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 20 de dezembro. No mês de julho e entre 20 de dezembro e 31 de janeiro, os vereadores têm recesso parlamentar – quando não são realizadas sessões plenárias e reuniões de comissões, exceto quando há convocação extraordinária do presidente do Legislativo ou do prefeito.