Líder do governo faz balanço das ações da Prefeitura de Curitiba
Serginho do Posto enumerou polítcas públicas da gestão Eduardo Pimentel no fim do semestre. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Na última sessão plenária deste semestre na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta segunda-feira (30), o líder do governo, vereador Serginho do Posto (PSD), apresentou um balanço das ações da gestão do prefeito Eduardo Pimentel no primeiro semestre de 2025. Entre os destaques, ele citou a compra de 157 novos ônibus, a tarifa zero para desempregados, o Domingão Meia-Passagem e a criação da Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo.
Na Educação, mencionou o programa Vale-Creche, que atende 3,6 mil famílias, a nomeação de 406 professores, e a ampliação de vagas em CMEIs. Na saúde, destacou a redução de 92% nos casos de dengue e as 12 mil consultas e 5 mil exames realizados pelo programa Especialidades em Ação. Serginho do Posto também apontou o início da revitalização do Centro, a entrega de 200 casas de interesse social e a oferta de 5,7 mil vagas de emprego.
“Todas essas ações seguem os pilares da transparência e da responsabilidade com a gestão fiscal, que têm orientado o trabalho da Prefeitura. Foram avanços concretos que impactaram positivamente a vida da população”, afirmou Serginho do Posto. Sidnei Toaldo (PRD) e João da 5 Irmaõs (MDB) também pediram a palavra para fazer elogios à gestão Eduardo Pimentel na conclusão do primeiro semestre de 2026.
“Temos muitas obras acontecendo”, destacou Toaldo, contando como foi atendido pelo secretário de Governo, Marcelo Fachinello, para levar iluminação pública à praça Sinibaldo Trombini, na Regional Santa Felicidade. O parlamentar colocou como demanda para a gestão a ampliação do CMEI Dinalva Túlio, “porque a região é carente de vagas [na Educação Infantil]”. João da 5 Irmãos elogiou as obras na divisa com Pinhais, para contenção de enchentes, e em áreas para a prática de esporte em Curitiba.
O Regimento Interno estabelece que cada legislatura tem a duração de quatro anos, sendo dividida em quatro sessões legislativas. Cada sessão possui dois períodos – de 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 20 de dezembro. No mês de julho e entre 20 de dezembro e 31 de janeiro, os vereadores têm recesso parlamentar – quando não são realizadas sessões plenárias e reuniões de comissões, exceto quando há convocação extraordinária do presidente do Legislativo ou do prefeito.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba
