Leilão do Campo de Libra é debatido em plenário

por Assessoria Comunicação publicado 22/10/2013 13h10, última modificação 20/09/2021 11h05

O leilão do Campo de Libra – uma das reservas de petróleo e gás natural do pré-sal – foi mote de intenso debate nesta terça-feira (22) na Câmara Municipal de Curitiba. O evento, promovido pelo Governo Federal nesta segunda-feira (21) no Rio de Janeiro, foi criticado pelo líder do PTB, Pier Petruzziello, em registro à Casa após o encerramento da ordem do dia.

“Lamento profundamente a realização do leilão de libra. A decisão da presidente Dilma confirma que o PT enterrou seu discurso. Votei nela e me senti profundamente triste quando vi o leilão. O PT entregou, de mãos beijadas, o pré-sal”, protestou o parlamentar, sobre o consórcio formado pela Petrobras e outras quatro empresas, que arrematou a exploração do poço.

A líder do PT, Professora Josete, disse que o Palácio do Planalto optou pelo regime de partilha para garantir recursos para a exploração daquela que é considerada a maior reserva de petróleo do país. “Não há recursos a curto e médio prazos para investir. A Petrobras tem o domínio da tecnologia, e só a domina porque o Governo Lula investiu. É por isso que descobrimos o pré-sal. Quisera o país ter recursos necessários para investir sozinho”, defendeu.

“Os caminhos de privatização feitos desde o governo Fernando Henrique (Cardoso, do PSDB) precisam ser comparados. Compare preço, qualidade, investimento”, frisou Pedro Paulo (PT), em defesa do regime de partilha. Petruzziello, no entanto, insistiu que o leilão não representa o discurso amplamente defendido pelo PT. “(O partido) diz que não temos recursos. Mas não temos porque estamos assolados de corrupção. A maioria dos partidos é igual. O modelo dos partidos políticos do país é uma verdadeira vergonha”, reiterou.

Apesar de elogiar o posicionamento do parlamentar, Jonny Stica (também do Partido dos Trabalhadores) rebateu a generalização sobre as siglas partidárias. “Temos 32 partidos e muitos não têm identidade. Existem partidos que têm 15 segundos de propaganda eleitoral, recebem verba e muitos brasileiros sequer conhecem. Não têm representatividade. A essência (do PT), em conjunto com os partidos de sua coligação, é mudar o social”.

“Não é possível militar na política sem um partido. O PT tem um programa. Cada partido tem os seus problemas, os seus programas”, complementou o líder da maioria. Também contribuíram com o debate os vereadores Serginho do Posto (PSDB) e Valdemir Soares (PRB).

Campo de Libra

O pré-sal foi descoberto pela Petrobras em 2007. O Campo de Libra é uma das áreas com potencial de exploração, entre 5 mil a 7 mil metros abaixo do nível do mar. Está localizado na Bacia de Santos, a 170 km do litoral do Rio de Janeiro. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), estima-se a produção de 8 e 12 bilhões de barris de petróleo nos próximos 35 anos – aproximadamente 1,4 milhão/dia.