Instituto Paranaense de Cegos presta contas à Câmara de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 27/10/2023 10h47, última modificação 27/10/2023 10h47
Instituto Paranaense de Cegos fala na Tribuna Livre da CMC durante a sessão plenária desta quarta-feira (1º).
Instituto Paranaense de Cegos presta contas à Câmara de Curitiba

Criado há mais de 80 anos, o Instituto Paranaense de Cegos oferta aulas e cursos a pessoas cegas e com baixa visão. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão plenária da próxima quarta-feira (1º), a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe o Instituto Paranaense de Cegos (IPC). Criada em 1930 e reformulada em 2010, a organização social promove aulas e cursos para pessoas cegas e com baixa visão. As ações visam à independência, à formação educacional e profissional, à promoção da saúde e bem-estar e ao estímulo de habilidades e talentos.

O Instituto Paranaense de Cegos também oferta atendimentos em psicologia e assistência social. Por proposição do vereador Marcos Vieira (PDT), a fala na Tribuna Livre será conduzida pelo diretor administrativo do IPC, Ênio Rodrigues da Rosa. A ideia é que ele preste contas das emendas parlamentares destinadas à instituição - no Orçamento de 2023, as proposições totalizaram R$ 290 mil.

Conforme a justificativa da Tribuna Livre, a fala no espaço democrático de debates da Câmara de Curitiba pretende reforçar a importância das emendas parlamentares para as ações promovidas pelo Instituto Paranaense de Cegos (076.00044.2023). Além disso, sinalizar apoio ao projeto de lei, em discussão na CMC, com o objetivo de ampliar o número de pessoas atendidas pelo Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial, o Sites (005.00155.2022, com o substitutivo 031.00033.2023). A proposta é dos vereadores Marcos Vieira, vice-presidente da Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, e Sidnei Toaldo (Patriota).

O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?

A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba. Os temas são de livre escolha, sugeridos pelos próprios parlamentares. As falas neste espaço podem servir, por exemplo, para a prestação de contas e a apresentação de uma campanha de conscientização. 

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Confira aqui os temas já debatidos no ano de 2023.