Hajime Kimura, cônsul do Japão, é o novo cidadão honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 29/10/2019 20h35, última modificação 11/11/2021 08h37
Nesta terça-feira (29) a Câmara Municipal de Curitiba concedeu a cidadania honorária a Hajime Kimura, cônsul-geral do Japão para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A iniciativa da homenagem foi do vereador Serginho do Posto (PSDB) e a cerimônia foi presidida por Dr. Wolmir (PSC). Serginho saudou o homenageado lembrando o dia em que o conheceu. “Uma pessoa cativante, muito habilidoso em fazer amigos e também dono de um ótimo sendo de humor”. Para o vereador tais características devem ser enfatizadas para que fique claro que o cônsul não foi homenageado apenas pelo bom trabalho que vem exercendo à frente do consulado.
 
Confira as fotos do evento no Flickr da Câmara 
 
“O diplomata Hajime Kimura, nasceu em Sado, na província japonesa de Niigata, em 11 de abril de 1957. Graduou-se em Língua Portuguesa e Estudos Luso-Brasileiros pela Faculdade de Estudos Estrangeiros da Universidade Sofia. Ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão em 1983 e, desde então, somado às funções no Japão, assumiu postos em Portugal, Paraguai e, no Brasil, especificamente em Porto Alegre, Manaus, Rio de Janeiro e Curitiba”, relatou o proponente da homenagem. Nesta função, o cônsul empenhou esforços para o fortalecimento do intercâmbio do Paraná com sua província-irmã Hyogo e de Curitiba com sua cidade-irmã, Himeji. Ele também promoveu diversos eventos comemorativos por ocasião da passagem dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, em 2018. Houve também a promoção dos produtos importados japoneses, através da Japan External Trade Organization (Jetro), como também a realização de seminários com o objetivo de incrementar o intercâmbio econômico.

De acordo com Serginho, “o trabalho em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), instituições públicas estaduais e municipais, entidades representativas da indústria e comércio paranaenses e empresas japonesas, tem incrementado o intercâmbio comercial e empresarial, bem como a cooperação técnica”. Ele também destacou o Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês (Programa APC), que visa promover auxílio nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e bem-estar social, entre outras.


Agradecimento
O homenageado agradeceu a Serginho e ao povo curitibano. Ele lembrou que no ano passado recebeu a Ordem do Pinheiro (estadual) e este ano recebeu a Ordem da Luz dos Pinhais (municipal). “Agora, este título de cidadão honorário. Não tem como agradecer”, falou o homenageado. Ele mencionou uma categorização de comportamento que é a da personalidade melancólica. De acordo com ele, tal categoria se aplica, em muitos sentidos, ao povo japonês. “Eu também sou melancólico, fico perdido recebendo tantas horarias, não tenho como retribuir”, disse ele. O cônsul explicou que está há vinte anos no Brasil e que desejava intimamente trabalhar em Curitiba. “Com o título de cidadão honorário de Curitiba, me tornei brasileiro de verdade. E pretendo continuar trabalhando como um bom cidadão curitibano”

Mesa e presenças
A mesa foi composta por Dr. Wolmir (PSC), 2º vice-presidente da Câmara; Hajime Kimura, cônsul geral do Japão; desembargador Luiz Taro Oyama, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; Cassio Taniguchi, 3º vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, ex-prefeito municipal de Curitiba e ex-deputado federal; Rui Hara, 5º vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, ex deputado estadual e ex vereador por Curitiba; Hidekazu Takayama, suplente de deputado federal; Jorge Yamawaki, ex vereador por Curitiba; Sérgio Balaguer (PSDB), autor da proposição desta homenagem; e Bruno Pessuti (PSD).

Também compareceram ao evento: Angelina Netska, esposa do vereador Serginho do Posto; Arata Hara, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná; Noriyassu Kawahara Seto Takeguma, presidente do Nikkey Curitiba; Felipe Hayashi, chefe do Departamento de Justiça da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho; major Cleber Felisberto de Andrade, representando o coronel aviador Marcos Kentaro Adachi, comandante do CINDACTA II; Kiyoshi Ishitani, cônsul honorário da República das Filipinas; Valcir Mombach, diretor geral do TRE-PR, representando o desembargador Gilberto Ferreira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná; Mário Azuma, vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná; Nobutero Matsuda, ex vereador por Curitiba; Rodrigo Afonso Schimidt, presidente da Associação Paranaense de Ex-Bolsistas APAEX; Takashi Suzuki, presidente do Instituto Paranaense de Ikebana Ikenobo; Nelton Tossa, vice-presidente financeiro da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasiliera de Curitiba; e Jorge Ishii, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba.