Greve de ônibus, atraso no Samu e mais notas do dia 9 de maio

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 09/05/2022 16h15, última modificação 09/05/2022 16h33
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Atraso nos salários I
Nova denúncia do Professor Euler (MDB) alerta para atrasos nos pagamentos da remuneração de equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Em Curitiba, o Samu é terceirizado para a empresa OZZ Saúde, que tem recebido regularmente do Executivo, “mas não tem honrado seus compromissos”, disse o parlamentar. Euler disse que a empresa também vem atrasando pagamentos no Norte Pioneiro, nos Campos Gerais e em Santa Catarina. 

Atraso nos salários II
“Numa busca simples, localizei 1.168 processos contra a empresa, a maior parte do Ministério Público do Trabalho. 795 em Santa Catarina, 237 no Rio de Janeiro. A gente não pode deixar que esse problema se agrave aqui em Curitiba, porque chegar, ele já chegou. Se a Prefeitura de Curitiba tem honrado a sua parte, solicito que ela tente fazer a rescisão do contrato, minimizando o ônus à população. O Samu é um atendimento de urgência. A população não pode ter um serviço desse funcionando de forma precária”, sugeriu Professor Euler. 

UPA da CIC
A presidente da Comissão de Saúde, Noemia Rocha (MDB), informou ao plenário que o colegiado tem reunião hoje, às 17h30, com a Secretaria Municipal da Saúde, para discutir a situação da UPA CIC. Na semana passada, após os médicos da unidade se queixarem de atraso na remuneração devida pela administradora da UPA, a INCS, a comissão fez uma diligência à unidade. Em plenário, Professor Euler (MDB) leu a carta aberta dos médicos. Hoje, Professora Josete (PT) informou que há indicativo de greve na unidade.

Greve de ônibus I
Sobre a repercussão, hoje, que o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) aprovou indicativo de greve para quinta-feira (12), a vereadora Professora Josete (PT) criticou a prefeitura por não ter enviado antes, para a CMC, o projeto de lei que transfere R$ 174 milhões para a Urbs. Josete acusou de espalhar desinformação quem disse que o projeto “atrasou” por ela pedir vista dele na Comissão de Economia. “Não são quatro dias que justificam um atraso. Se era necessário com urgência [para pagar os salários], [a prefeitura] deveria ter se organizado para fazer o repasse no tempo adequado”, disse.

Greve de ônibus II
Protocolado no dia 1º de abril, o projeto (013.00004.2022) ficou sob análise da Procuradoria Jurídica do dia 4 ao dia 18, quando seguiu para análise de admissibilidade pela Comissão de Economia. Lá, Osias Moraes (Republicanos) foi designado relator e já se manifestou favorável. Na reunião do dia 4 de maio, houve pedido de vista das vereadoras Indiara Barbosa (Novo) e Professora Josete (PT). Há nova reunião de Economia nesta quarta (11) e, se passar, o projeto ficará por três sessões consecutivas na Ordem do Dia, para recebimento de emendas. Daí volta à Economia para depois ir ao plenário, podendo ser votado ainda em maio.

Fim do canil
Dirigindo-se aos moradores do entorno de um canil na rua Mateus Leme, Herivelto Oliveira (Cidadania) informou que soube, do secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, que a Prefeitura de Curitiba judicializou o encerramento do espaço. “Existem dezenas de animais ali, talvez mais de uma centena, que latem o dia inteiro, além do mau cheiro. É um problema muito antigo, que ninguém consegue resolver. A ideia é que o espaço seja esvaziado e os animais encaminhados para abrigos”, adiantou o parlamentar.

“Nem Vivo, nem morto”
O vereador Serginho do Posto (União) queixou-se, em plenário, dos serviços prestados pela operadora Vivo na região do Cajuru. “Os serviços têm deixado a desejar, colocando os consumidores, pessoas e empresas, em uma situação muito difícil. Pessoas que fazem home office não conseguem desenvolver suas atividades. Empresas de monitoramento, por exemplo, também. No bairro, agora, começou a campanha ‘Nem Vivo, nem morto’. É um problema sério, que tem gerado muitas reclamações”, disse o parlamentar.

Constrangimento da máscara
“O problema não é usar ou não usar a máscara, mas constranger uma criança”, denunciou Ezequias Barros (PMB), referindo-se a uma situação levada ao seu mandato. Ele disse que, no Caiuá, em uma escola municipal, uma criança de seis anos de idade foi obrigada a usar máscara em sala de aula por não ter se vacinado. “A criança vira ponto de bullying”, analisou. No mesmo tópico, Barros disse que questionará duas demissões de servidores municipais que, segundo o parlamentar, foram desligados por não terem se vacinado.

Grandes eventos
A retomada dos grandes shows em Curitiba foi comemorada por Pier Petruzziello (PP), em plenário, que destacou o público de 40 mil pessoas no concerto da banda de rock Metallica. “Gerou muito movimento de táxis, de Uber, na rede hoteleira, nos restaurantes. Eventos desse porte geram empregos e renda”, defendeu o vereador.

Bênção da placa
O Jornalista Márcio Barros destacou a bênção de uma placa, em porcelana, pelo padre Cristovam, da Igreja Nossa Senhora de Salete, na praça homônima, que tem ao redor os principais prédios públicos do Estado. “Foi feita em porcelana para evitar o vandalismo”, disse o vereador.

Absolvição de Crivella
O vereador Osias Moraes (Republicanos) anunciou, em plenário, a absolvição do pastor Marcelo Crivella pela Justiça Estadual do Rio de Janeiro. “Ele foi inocentado das acusações de corrupção [do caso conhecido como ‘QG da Propina’] e teve os processos arquivados por falta de provas. É um político honrado, que foi preso injustamente”, defendeu. Moraes disse que no Brasil há uma narrativa de perseguir políticos.

Notas de falecimento
Hoje, a CMC guardou um instante de silêncio em respeito aos falecimentos de Laura Oliveira, de Pedro Gulinoski e do cantor sertanejo Luiz Aleksandro Talhari Correia. “Era um músico extremamente talentoso, que fez muitos shows na cidade de Curitiba, trazendo alegria por muito tempo”, elogiou Alexandre Leprevost (Solidariedade).

Academia ao Ar Livre*
Um substitutivo geral (031.00032.2022), apresentado pelo vereador Marcos Vieira (PDT), altera o teor do projeto de lei que dispõe sobre o “Programa Vida Saudável Atividade Física ao Ar Livre” (005.00301.2021). Do teor original, ele faz ajustes ao texto excluindo o parágrafo único do art. 3°, que tratava do controle periódico dos alunos nas unidades municipais.

PUC*
Os horários e a quantidade de veículos em operação nas linhas de ônibus para a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) são temas do pedido de informações do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) à Prefeitura de Curitiba (062.00300.2022).

Natal de Luzes*
O vereador Pastor Marciano (Solidariedade) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a decoração Natal de Luzes na rua XV de Novembro e a possibilidade de extensão entre as ruas Presidente Farias e Voluntários da Pátria (062.00301.2022).

Parque e dívidas*
Dois requerimentos do vereador Professor Euller (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre o atraso nas obras de engenharia para melhorias no Parque São Lourenço (062.00302.2022) e o segundo, sobre as dívidas tributárias e não tributárias do município (062.00303.2022).

Falsos entregadores*
Informações sobre o planejamento da Guarda Municipal para combate à ação criminosa de falsos entregadores de aplicativo é o tema da solicitação de pedido de informações do vereador Marcelo Fachinello (PSC) à Secretaria de Defesa Social e Trânsito (062.00304.2022).

Urbs*
Indiara Barbosa (Novo) solicita informações à Urbanização de Curitiba (Urbs) quanto aos relatórios de auditoria e planilhas orçamentárias do sistema de bilhetagem da companhia (062.00305.2022).

Inclusão*
João da 5 Irmãos (União) solicita informações à Prefeitura de Curitiba quanto ao número de crianças com alguma necessidade especial inseridas da rede municipal de ensino (062.00306.2022).

Maé da Cuíca*
A vereadora Carol Dartora (PT) protocolou dois requerimentos sobre o sambista Ismael Cordeiro, conhecido como Maé da Cuíca. Neles, a parlamentar indaga sobre a propriedade e a atual situação legal do imóvel onde residia o sambista (062.00307.2022); e sobre estudos para sua inclusão histórica e para contribuição à cultura negra curitibana (062.00308.2022).

Abertura de ruas*
O vereador Mauro Bobato (Podemos) solicita informações à Prefeitura de Curitiba acerca da abertura das ruas Antonio José Bonato e Aparecido Caetano, no bairro Ganchinho (062.00309.2022).

Enchentes*
A vereadora Maria Letícia (PV) solicita informações à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e à Secretaria de Obras Públicas sobre as obras de prevenção de enchentes na rua Camões, na cidade de Curitiba (062.00310.2022).

Nova Tiradentes*
Informações sobre os estudos para urbanização, fiscalização e proteção às mais de 420 famílias na Ocupação Nova Tiradentes fazem parte do pedido de esclarecimento do vereador Dalton Borba (PDT) à Prefeitura de Curitiba (062.00311.2022).

Incentivo à cultura*
O pedido de informações feito pelo Marcos Vieira (PDT) à Prefeitura de Curitiba solicita que sejam esclarecidos os valores e correções anuais dos repasses ao Programa de Ação e Incentivo à Cultura (062.00312.2022).

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva