Atraso na UPA, cargos comissionados e mais notas do dia 4 de maio

por José Lázaro Jr., Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 04/05/2022 16h10, última modificação 04/05/2022 16h21
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Pagamentos atrasados I
Afirmando ter recebido uma carta aberta dos médicos que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento CIC (UPA CIC), o vereador Professor Euler (MDB) leu a íntegra do documento na sessão plenária, em que os profissionais alertam que estão sem remuneração desde março e que levarão o caso ao Conselho Regional de Medicina do Paraná. Na carta, sinalizam que sem equacionamento dos pagamentos não haverá renovação do contrato mês que vem. 

Pagamentos atrasados II
“É um absurdo que a prefeitura permita que isso aconteça, depois de todo o serviço prestado pelos médicos à cidade. Por que UPA CIC recebe tratamento diferenciado de outras unidades que tiveram aditivos em seus contratos [e ela não]?”, questionou Euler. Durante a sessão, Noemia Rocha (MDB), presidente da Comissão de Saúde, disse que o colegiado discute uma diligência à unidade para entender a situação. A UPA CIC é gerida pela organização social INCS.

Comissionados na Alep
Em tom bastante crítico, Pier Petruzziello (PP) disse ser “revoltante” que a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) tenha aprovado a criação de 121 cargos  comissionados para si própria, ao custo de R$ 24 milhões. “Vivem numa bolha, não estão preocupados com o que pensa o povo do Paraná”, disse o parlamentar, que elogiou nominalmente os 15 deputados estaduais que foram contra a medida. Dizendo que os cargos serão usados “para fazer campanha”, Petruzziello disse que isso fez da Alep uma “pauta negativa nacional”.

Perigo das chuvas
O vereador Oscalino do Povo (PP) disse que, com a chuva forte que caiu ontem à noite, foi procurado pela comunidade, preocupada com a situação do rio Pinheirinho, que separa os bairros Lindoia e Fanny. O parlamentar pediu atenção da Prefeitura de Curitiba à região, com reforço das obras do consórcio que trata da questão fluvial na região.

Voto jovem
O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) lembrou que hoje é o último dia para quem deseja fazer ou regularizar o título de eleitor a tempo de participar do pleito deste ano. “E é muito importante que os jovens, a partir de 16 anos, corram e façam seu título, que dá para fazer pela internet”, rogou o parlamentar, cujo partido, disse, tem incentivado a entrada dos jovens na política. 

Rompimento de barragem
Com a retomada das obras da represa do rio Miringuava, Mauro Bobato (Pode) elogiou a Defesa Civil de Curitiba por avançar com a identificação das rotas de fuga em caso de rompimento da barragem. “Ninguém quer que aconteça, mas caso ocorra, acalma saber que há um plano de contingência municipal”, disse o vereador.

Sala de Acomodação Sensorial
O Coritiba Football Club ter arrecadado R$ 100 mil, com o leilão de camisetas do time, para construir uma Sala de Acomodação Sensorial no estádio para autistas e suas famílias, repercutiu muito bem dentro da Câmara Municipal de Curitiba. Pier Petruzziello (PP), Tico Kuzma (Pros) e Mauro Bobato (Pode) elogiaram a medida, cujos efeitos foram notícia internacional, parabenizada inclusive pelo jogador Neymar, da seleção brasileira.

Nota de falecimento
A vereadora Noemia Rocha (MDB) lamentou o falecimento, na noite desta terça-feira (3), da cantora Rachel Falavinha. A notícia foi divulgada pelo filho desta, o desembargador Gamaliel Seme Scaff, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). O plenário observou silêncio em homenagem a Rachel e a outras pessoas recentemente falecidas.

Unidade Básica de Saúde*
Os impactos do fechamento e as adequações de Unidades Básicas de Saúde no município, bem como o aumento de fluxo e do tempo de espera para atendimento de pacientes, são temas de solicitação de pedido de informações do vereador Dalton Borba (PDT) à Prefeitura de Curitiba (062.00293.2022).

Terminal de ônibus*
O vereador Dalton Borba (PDT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba acerca dos custos envolvendo a construção e a manutenção do terminal de ônibus do Tatuquara. Além disso, o vereador questiona sobre o número de linhas e a média de passageiros que utilizam o terminal (062.00294.2022).

Coleta de lixo*
Amália Tortato (Novo) questiona a Secretaria Municipal do Meio Ambiente sobre os pedidos de cancelamento da taxa de coleta de lixo entre janeiro e novembro dos anos de 2020 e 2021 (062.00295.2022).

Cotrans e Disney*
Dois requerimentos do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) fazem questionamentos a secretarias municipais de Curitiba. O primeiro solicita informações à Secretaria de Defesa Social e Trânsito sobre os veículos da Guarda Municipal em manutenção nas oficinas da Cotrans (062.00296.2022) e o segundo, informações à Secretaria do Meio Ambiente sobre três praças situadas no bairro Cajuru, sendo todas elas denominadas pela população como “Walt Disney” (062.00297.2022).

Leptospirose*
Professor Euller (MDB) encaminha à Prefeitura de Curitiba pedido de informações quanto ao numero de casos e óbitos em decorrência de leptospirose no município. O requerimento abrange o período de 2016 até a presente data (062.00298.2022).

Transplantados*
Informações sobre os programas e políticas aos transplantados existentes no município fazem parte do pedido de esclarecimento do vereador Pastor Marciano Alves à Prefeitura de Curitiba (062.00299.2022).

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva