Fundador da Nichele será vulto emérito de Curitiba

por Pedritta Marihá — publicado 14/12/2020 19h41, última modificação 14/12/2020 19h41
Projeto que concede a homenagem a Rosaldo Nichele recebeu 28 votos favoráveis em primeiro turno.
Fundador da Nichele será vulto emérito de Curitiba

Ao defender a homenagem, Geovane Fernandes destacou a trajetória de Nichele à frente da rede de lojas de materiais de construção. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Com 28 votos “sim”, o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi unânime ao aprovar o projeto de lei que concede o título de Vulto Emérito de Curitiba a Rosaldo Nichele, fundador da rede de lojas de materiais de construção Nichele. Além desta iniciativa, outras 10 foram aprovadas nesta segunda-feira (14) em primeira votação, como a que limita o barulho dos trens que circulam pela área urbana e as que visam incentivar a geração de energia alternativa na cidade.

A homenagem a Rosaldo Nichele (007.00002.2020) é de autoria de Geovane Fernandes (Patriota), que destacou a trajetória do empresário. Nascido em Curitiba em 1950, ele ajudou a fundar a empresa da família em 1976, com a construção da primeira loja, no bairro Xaxim. Hoje, a rede possui 7 unidades, sendo, conforme descreveu o vereador, “uma das 50 maiores lojas de material de construção do Brasil e a segunda loja do Paraná de acordo com o ranking da Anamaco”.

[Rosaldo] é uma pessoa que merece [o título]. Só quem conhece é que pode falar. Uma das grandes pessoas que ajudou na construção do Santuário São Francisco de Assis”, reforçou o autor do projeto, que recebeu o apoio formal dos vereadores Mauro Bobato (Pode) e Serginho do Posto (DEM). “Nada mais justa e legítima a homenagem ao Rosaldo e sua família”, disse o primeiro. “Ele tem uma história com o desenvolvimento local do Xaxim. Merece o reconhecimento. É uma empresa familiar referência na venda de materiais de construção”, emendou o democrata.

Segundo a lei complementar municipal 109/2018, o título é destinado a pessoas naturais de Curitiba, com reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento do Município de Curitiba na prática de fatos concretos em benefício da comunidade. Com a aprovação, o Vulto Emérito de Curitiba a Rosaldo Nichele retorna à pauta desta terça-feira (15) e, se confirmado em segundo turno, vai à sanção do prefeito.

Mais homenagens
Hoje, o plenário do Legislativo também foi unânime ao aprovar, em primeira votação, outros cinco projetos que tratam de homenagens. Dois deles são de Thiago Ferro (PSC) e visam marcar a trajetória, postumamente, de Michel Piper
(009.00017.2020) e de Avelino Ferreira (009.00023.2020). Ambos foram indicados pelo vereador para nomearem logradouros públicos de Curitiba ainda não nominados.

Norte-americano, Michel Piper faleceu em agosto deste ano e era fundador da Comunidade Cristã de Curitiba (CCC), sendo pastor sênior da igreja de 1975 a 2011. Também foi, segundo Ferro, fundador da Marcha para Jesus em Curitiba. Recebeu, em 2004, o título de Cidadão Honorário de Curitiba e, ano passado, foi indicado ao prêmio Cidade de Curitiba.

Falecido em 2015, pastor Avelino Ferreira era da Igreja Batista do Bacacheri. Natural da Cidade do Porto, Portugal. Veio para o Brasil na década de 1960 e desde 1993 era pastor no Bacacheri. Foi casado com Ana por 52 anos, teve quatro filhos e nove netos. Era bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Porto; e atuou nas áreas de família (Maior Idade) e discipulado dos novos na fé como pastor voluntário.

Também foi aprovada a denominação de logradouro público de Ubirajara Corrêa Bastos (
009.00022.2020), iniciativa de Paulo Rink (PL). Natural de Dom Pedrito (RS), “Bira faleceu em junho de 2020, mas não sem antes deixar um legado de pessoa íntegra, honesta, de amor ao próximo e aos propósitos de vida”, disse o vereador. Ele era árbitro de futsal e foi um dos fundadores da Associação dos Oficiais de Arbitragem de Futebol de Salão do Estado do Paraná (ASSOFUTSAL/PR).

O plenário ainda aprovou as indicações dos vereadores para o Prêmio Cidade de Curitiba (
092.00001.2020) e para o Prêmio Cultura e Divulgação (090.00001.2020). Os projetos de decreto legislativo indicam, ao todo, 43 nomes para receberem as homenagens da Câmara Municipal para quem se destaca nas artes, nas ciências, na medicina, no direito, nos desportos, na assistência social e, em todas as atividades sociais, culturais e profissionais no município de Curitiba.

Utilidade pública
Completa a pauta de projetos aprovados nesta segunda-feira, a declaração de utilidade pública, para o Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat (
014.00025.2020), requisitada por Bruno Pessuti (Pode). A entidade foi fundada em 1964 com o objetivo de difundir a cultura germânica, a consciência étnica e manter os costumes, músicas, trajes e danças da Alemanha, Áustria e Suíça. O documento é necessário, por exemplo, para que a instituição possa firmar convênios com o poder público para o repasse de recursos públicos.

Todos os projetos aprovados hoje em primeira votação retornam à pauta de amanhã, em segundo turno. Se aprovadas, seguirão para a sanção
do prefeito.