Notas da sessão plenária de 14 de dezembro

por por José Lázaro Jr e Higor Paulino*, especial para a CMC — publicado 14/12/2020 17h20, última modificação 14/12/2020 17h20
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Minuto de silêncio
Nesta segunda, a CMC guardou um minuto de silêncio em respeito à memória de Matheos Chomatas, médico e assessor da Secretaria Municipal de Saúde (leia mais). Servidor de carreira do Município, ele foi responsável pela implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Curitiba e por muitos anos foi diretor de Urgências e desempenhou outras funções importantes na área.

Transporte coletivo*
Professora Josete (PT) solicita à Urbs detalhes sobre a operação e custeio do sistema de transporte coletivo de Curitiba entre os meses de março e novembro deste ano (062.00758.2020). Na justificativa, a vereadora informa que os dados são para analisar o aporte feito pela Prefeitura às empresas de ônibus durante o regime emergencial, que foi criado com o objetivo de compensar a queda no número de passageiros trazida pela pandemia.

Transporte coletivo II*
Mauro Ignácio (DEM) também fez perguntas a respeito da operação do serviço de ônibus durante o regime emergencial do transporte coletivo (062.00762.2020). Ele pede ao Executivo o envio de dados, como valores, percentual da frota circulando e medidas adotadas para sanitizar os veículos. O parlamentar argumenta que “as informações servirão para o esclarecimento de contrainformações e ‘fake news’”.

Fiscalização*
Quantas ações de fiscalização das regras de distanciamento social a Prefeitura de Curitiba fez? Quantas multas, infrações e orientações foram aplicadas? Comércios tiveram alvarás cassados ou interditados? Essas são algumas das indagações de outro pedido de informações de Mauro Ignácio (DEM) ao Executivo (062.00761.2020). O vereador justifica: “trazer à luz que o desrespeito às regras a covid-19 acontecem desde os primeiros dias do enfrentamento ao vírus e que o ‘endurecimento’ das penalidades se faz necessário neste momento”.

Outros pedidos*
Mauro Ignácio (DEM) (062.00759.2020) ainda pediu à prefeitura informações sobre a instalação de câmeras de segurança, pelo programa Muralha Digital, em ruas e espaços públicos da regional Santa Felicidade. Já a vereadora Noemia Rocha (MDB) requer do Executivo detalhamentos sobre a situação de um imóvel no bairro Campo Comprido (062.00760.2020).

Dia da Bíblia
A vereadora Noemia Rocha (MDB) comunicou ao plenário a participação em vento da Sociedade Bíblica do Brasil, na Igreja Presbiteriana, em alusão ao Dia da Bíblia. A data é comemorada anualmente em 13 de dezembro. “A comemoração é para que a população intercedesse a favor da leitura da Bíblia, que é uma leitura que inspira”, comentou a parlamentar. Na mesma sessão, Oscalino do Povo (PP) informou ter estado em evento de comemoração aos 50 anos do Movimento de Irmãos da Arquidiocese de Curitiba.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Higor Paulino, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão: José Lázaro Jr.