Filantropia da Fanáticos e torcedor do Coritiba são destaques na CMC

por José Lázaro Jr. — publicado 31/08/2021 15h21, última modificação 31/08/2021 15h21
Requerimentos da segunda parte da Ordem do Dia são registros e homenagens que, por votação simbólica, documentam a história da cidade e das suas personalidades.
Filantropia da Fanáticos e torcedor do Coritiba são destaques na CMC

Com a pandemia, as sessões da CMC são híbridas, feitas também por videoconferência. Na foto, Rodrigo Fonseca. (Foto: CMC)

Nesta terça-feira (31), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram requerimentos reconhecendo o papel positivo do esporte na sociedade. Os destaques foram votados na segunda parte da Ordem do Dia, logo após a análise, pelo plenário, da Parceria Público Privada da Iluminação Pública e da desburocratização dos editais da Cultura durante a pandemia. Pelo segundo dia consecutivo, não houve tempo para concluir a votação dos requerimentos e indicações, logo os itens da pauta que não foram apreciados serão discutidos amanhã (confira aqui), na quarta-feira (1º).

Por iniciativa do vereador Leonidas Dias (Solidariedade), a CMC aprovou voto de congratulações e aplausos à torcida organizada Os Fanáticos, do Club Athletico Paranaense, pelas ações filantrópicas realizadas durante a pandemia (077.00200.2021). “A arrecadação foi de 21 de maio a 20 de julho. Foram distribuídas 20 toneladas de alimentos para 1.800 famílias cadastradas pela prefeitura”, destacou o parlamentar. 

A campanha filantrópica da torcida Os Fanáticos levou alimentos ao Tatuquara, Caximba, CIC, Uberaba, Taboão, Morro da Formiga e Parolin. A iniciativa também foi elogiada, em plenário, por Alexandre Leprevost (Solidariedade), vice-presidente da CMC. Ele lamentou que as torcidas organizadas ainda sejam criminalizadas, “mas nós sabemos que as torcidas têm pessoas de bem, que estão lá por amor ao time”.

Moção de Apoio
A Câmara de Curitiba também declarou apoio à campanha #JairtonNoFIFAFanAward, por iniciativa do vereador Mauro Bobato (Pode). Ele contou em plenário a história de superação de Jairton Rocha, 54 anos de idade, que vem de Guaratuba para a capital, percorrendo 200 km de distância, numa maca, para ver os jogos do Coritiba no estádio Couto Pereira. “Ele tem uma distrofia muscular”, explicou o parlamentar (416.00020.2021).

“É para a gente ver como o futebol mexe com paixões, que é a coisa mais importante entre as menos importantes”, disse Bobato, pedindo apoio das pessoas à campanha nas redes sociais para chamar a atenção da Fifa para o caso do torcedor do Coritiba, para que ele seja indicado e concorra ao Fifa Fan Award - desde 2016 a organizadora da Copa do Mundo realiza um concurso para premiar torcedores com paixão incondicional pelo seu clube de coração.

“Sou testemunha desse amor pelo Coritiba [do Jairton”, comentou Nori Seto (PP), reforçando o pedido de apoio à campanha nas redes sociais. Nos perfis do time, há várias fotos de Jairton Rocha, carregado numa maca, em meio aos torcedores do Coxa - como o time é apelidado na cidade. Numa, ele segura faixa dizendo “Coxa te amo” e, logo abaixo, há a frase atribuída a ele: “Meu sonho é ser indicado ao Fifa Fan Award e assim eternizar a minha história”.

No mesmo dia, os vereadores aprovaram voto de congratulações ao Clube Rio Branco, pelo aniversário de 137 anos da entidade (077.00201.2021). O autor do requerimento foi Leonidas Dias, que destacou a importância do clube social, localizado no bairro Santa Cândida, para a região Norte. “O Rio Branco, hoje presidido por Lineu Tortatto, é um gigante dos clubes sociais da capital paranaense. Sofreu muito com a pandemia e se adaptar, retomando aos poucos o atendimento aos sócios”, disse o parlamentar.