Palácio Rio Branco se ilumina de verde em comemoração ao Dia do Nutricionista

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 31/08/2021 14h31, última modificação 31/08/2021 14h31
A cor verde simboliza a saúde, a alimentação e a nutrição. A data é comemorada nacionalmente nesta terça-feira, 31 de agosto.
Palácio Rio Branco se ilumina de verde em comemoração ao Dia do Nutricionista

A iluminação cênica no Palácio Rio Branco que marca o Dia do Nutricionista começou nesta segunda-feira (30). (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nestas segunda (30) e terça-feira (31) o Palácio Rio Branco, sede do plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se ilumina na cor verde em comemoração ao Dia do Nutricionista. A iluminação cênica foi comentada na sessão híbrida de hoje, durante a participação da vice-presidente do Conselho Regional dos Nutricionistas – 8ª Região (CRN-8), Cilene Ribeiro, no pequeno expediente.

 A convite de Denian Couto (Pode), a nutricionista, que hoje também é presidente em exercício da entidade, agradeceu ao Legislativo por atender o pedido do CRN-8 – intermediado pelo vereador – para iluminar o palácio. O Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto, porque esta data marca o nascimento da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949, atualmente conhecida como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

 Em 2021, informou Cilene Ribeiro, a campanha “Nutrição é Ciência” aborda o conceito deste profissional, conectado à saúde, ao bem-estar e ao desenvolvimento do país. “O nutricionista promove saúde. A base de todas as atividades que exercemos depende de uma alimentação adequada e saudável: escolas, indústrias, clínicas, hospitais. Nutrição ajuda a promover e prevenir a saúde. [...] A campanha é que nutrição é ciência, não é moda. [É pela] valorização do reconhecimento da nutrição e dos nutricionistas”, frisou.

 “Os nutricionistas são profissionais que cumprem fundamental na promoção da saúde da população. É uma homenagem devida e necessária a esses profissionais”, disse Denian Couto, que agradeceu à Mesa Diretora por atender o pedido e inserir o Dia do Nutricionista no calendário de iluminação cênica do Palácio Rio Branco. “Parabéns a todos os nutricionistas e a todas as nutricionistas pelo seu dia”, emendou o presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros).

 Além desta ação viabilizada junto ao Legislativo da capital do Paraná, o CRN-8 também está produzindo vídeos para homenager todos os profissionais do estado e vai entregar o Prêmio Maria Emília Daudt von der Heyde. A homanagem visa reconhecer, incentivar e dar visibilidade aos nutricionistas inscritos e ativos no CRN-8. A nutricionista que dá o nome à premiação teve ativa participação na luta pelo reconhecimento da classe.