Fechamento de canaleta de ônibus aos domingos é debatida na CMC

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 11/09/2023 17h35, última modificação 11/09/2023 17h44
Autor da sugestão para a Prefeitura de Curitiba, Pier Petruzziello defende a realização de um projeto-piloto no bairro Campina do Siqueira.
Fechamento de canaleta de ônibus aos domingos é debatida na CMC

Repercussão da ideia de Pier Petruzziello nas redes sociais tem elogios e críticas dos internautas. (Foto:Rodrigo Fonseca/CMC)

Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deram razão, nesta segunda-feira (11), à sugestão de Pier Petruzziello (PP) para que o Executivo estude a implantação de um projeto-piloto em uma via que liga os bairros Campina do Siqueira e CIC. A ideia é que, somente aos domingos, a canaleta de ônibus localizada na rua Deputado Heitor Alencar Furtado seja fechada para veículos, de forma que a população possa utilizá-la para atividades de lazer. A sugestão foi submetida ao plenário e aprovada em votação simbólica.

“Não é de hoje que o cidadão utiliza a canaleta para atividade física. Já tivemos feridos, mortes, e é evidente que precisamos passar o recado que a canaleta é para uso exclusivo do transporte coletivo. Mas não podemos fechar os olhos para esse problema. Estou propondo um teste, uma ação-piloto, uma ideia para ser debatida, até porque nas minhas redes sociais as opiniões estão muito divididas”, justificou Pier Petruzziello. A sugestão repercutiu na imprensa da capital durante o feriado, após o vereador anunciá-la na internet. “Estamos levantando o debate”, disse.

A repercussão na internet oscilou entre apoios à proposta, que evoca iniciativas já em uso por outras cidades, como Nova Iorque, Londres e São Paulo, e críticas ao fechamento das canaletas, que poderiam retardar o fluxo dos veículos para as pessoas que trabalham nos finais de semana e que dependem do transporte público. “O ônibus poderia circular na faixa lateral, ou ser menor e ter outra tarifa”, contrapôs Petruzziello, buscando alternativas. “Temos que observar o movimento da cidade”, opinou, reiterando que a população já se apropriou desse espaço aos domingos, mesmo sendo irregular e perigoso, se não houver regulamentação (205.00338.2023).

“Eu tenho um projeto pronto para ser votado, chamado Rua Para Todos, no qual cada regional estabelece uma via para suspender o tráfego e propiciar o convívio urbano. Tem muita gente que deixa de fazer uma atividade física pela falta do espaço”, concordou Marcos Vieira (PDT). “Vale a pena fazer um teste”, apoiou Professor Euler (MDB), dizendo que os hábitos mudam e que, se deu errado no passado, a sociedade pode ter mudado. Ele citou o exemplo da avenida Cândido de Abreu, que agora passou a ser usada pela população aos finais de semana, quando há menos tráfego de veículos.

O vereador Angelo Vanhoni (PT) disse que se trata de uma boa ideia, mas para dar certo “a rua precisa ser equipada para ser ponto de encontro”. Além dele, Ezequias Barros (PMB) e Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) também fizeram comentários favoráveis a testes, para ver a adesão da população à proposta. “Embora esbarre em algumas questões técnicas, como o lado de abertura das portas do biarticulados, pode ser tentada”, corroborou Bruno Pessuti (Pode). O parlamentar alertou que parte das pessoas deixou de frequentar os parques em razão da infestação de borrachudos.

Vereadores cobram mais obras de calçamento em Curitiba

Duas sugestões de Sidnei Toaldo (Patriota), nas quais ele pede que o Executivo faça obras de calçamento nas vias públicas que levam até os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Giovanna Panichi e São João, receberam o endosso do plenário nesta segunda-feira (205.00341.2023 e 205.00342.2023). “Há calçamento na testada dos equipamentos públicos, mas para chegar ali as crianças vêm pela rua, com risco de acidente”, justificou Toaldo. Mauro Ignácio (União) e Amália Tortato (Novo) apoiaram a requisição, lembrando que possuem projetos na CMC para tratar desse tipo de obras em Curitiba.