Vulto Emérito a ortopedista do Pequeno Príncipe será entregue dia 12

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 11/09/2023 16h20, última modificação 13/09/2023 16h46
Homenagem ao curitibano foi aprovada pela CMC em 2020.
Vulto Emérito a ortopedista do Pequeno Príncipe será entregue dia 12

As sessões solenes da CMC são realizadas no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Aprovado em 2020 pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o título de Vulto Emérito ao médico ortopedista Luiz Antônio Munhoz de Cunha será entregue pelo Legislativo nesta terça-feira (12) em sessão solene marcada para às 19h30, no Palácio Rio Branco. O Vulto Emérito é a maior distinção que uma pessoa nascida na capital pode ganhar do Legislativo. Haverá transmissão pelas redes sociais do Legislativo.

O propositor da homenagem é o vereador Professor Euler (MDB), autor da lei municipal 15.608/2020. O homenageado traz, na sua trajetória, a presidência da Associação dos Médicos do Hospital Pequeno Príncipe e a fundação da Cooperativa dos Médicos do Hospital Pequeno Príncipe. É doutor em Ortopedia e Traumatologia e fundador e presidente da Sociedade Latino-Americana de Ortopedia Pediátrica.

Conhecido como doutor Cunha do [Hospital] Pequeno Príncipe, ele é tido como um dos papas da ortopedia pediátrica”, disse Professor Euler, propositor do título, na época da aprovação do título. A honraria foi criada em 1963 (lei municipal 2.255/1963, já revogada) para “perpetuar na memória coletiva da cidade, personalidades que tenham honrado e dignificado na prática de fatos concretos de expressão utilitária”. Atualmente, o Vulto Emérito é regulamento pela lei complementar municipal 109/2018.

CMC homenageia nova edição dos Jogos Florais

Às 19 horas do dia 15, próxima sexta-feira, a Câmara promove outra solenidade, para homenagear a 22ª edição dos Jogos Florais de Curitiba. A iniciativa é de Serginho do Posto (União), conforme requerimento aprovado em plenário em 7 de agosto (061.00049.2023). Na justificativa, o vereador explica que os Jogos Florais são concursos literários de poesia "no gênero trova, nos âmbitos nacional, estadual e estudantil".

Em Curitiba, o evento é realizado pela
União Brasileira de Trovadores (UBT), entidade fundada em 1966. “Esta associação considera que a arte, através das suas diversas modalidades artísticas, passa a ser instrumento de transformação e representa um papel imprescindível no processo de sensibilização das sociedades”, diz o vereador. Em 2016, a lei 14.842/2016 incluiu os Jogos Florais no calendário oficial de Curitiba. O evento é realizado bienalmente, no mês de setembro.

Homenagem à Associação dos Núcleos Artesanais de Vizinhança

Também na sexta, às 14h30, a Câmara Municipal promove uma solenidade para celebrar os 42 anos de fundação da Associação do Núcleos Artesanais de Vizinhança (Anav). A iniciativa é de Beto Moraes (PSD), autor do requerimento (061.00055.2023) que agendou o evento, aprovado pelo plenário em 11 de setembro.

A entidade foi fundada em 1981, inicialmente com 45 associados. A Anav já participou de vários eventos, nacionais e internacional, como em Córdoba, na Argentina.
“A Anav está sempre ao lado dos artesãos, apoiando no que for preciso”, destaca o autor da homenagem, na justificativa do requerimento. 

Quando a Câmara promove as sessões solenes? 

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

As solenidades serão transmitidas pelas redes sociais da Câmara: no 
YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.

*Matéria atualizada às 16h45 do dia 13 de setembro para inclusão de informações sobre evento agendado para sexta-feira (15), às 14h30.