Estudantes de escola adventista conhecem a Câmara Municipal

por Assessoria Comunicação publicado 06/11/2013 16h10, última modificação 21/09/2021 06h58
Na tarde desta quarta-feira (6), a Câmara de Curitiba recebeu a visita de estudantes da Escola Adventista do Alto Boqueirão. A atividade foi uma iniciativa da própria escola, e teve por objetivo estimular o interesse dos estudantes sobre política e a  Câmara Municipal. O vereador Dirceu Moreira (PSL), ele próprio um adventista, voluntariamente se dispôs a guiar os visitantes, prestando informações e respondendo às perguntas formuladas por eles.

“É habitual que estudantes sejam trazidos em visitas orientadas à Casa, e compete a nós, vereadores, promover as explicações necessárias de forma transparente e didática”, esclareceu Moreira.

Os estudantes formularam perguntas referentes tanto a aspectos administrativos da Câmara, quanto aos procedimentos legislativos que orientam a criação das leis. Dirceu Moreira explicou conceitos como recesso parlamentar, quórum para votações, comissões permanentes, sessões ordinárias e extraordinárias, emendas, regimento interno e outros temas pertinentes. “Toda essa estrutura serve para tornar possível o trabalho dos vereadores, que também acontece junto à população, nos locais onde as demandas impõem a busca de soluções”, disse o vereador.

Dirceu explicou aos estudantes que é impossível hierarquizar os projetos, isto é, não cabe dizer que este ou aquele projeto de lei é mais importante, mas no entendimento do parlamentar, “a lei anti-fumo na legislatura anterior foi muito benéfica e, na atual legislatura, destacaria meu projeto que obriga as Unidades de Saúde do município a prestar atendimento de consultas especializadas em, no máximo, 30 dias”. O vereador concluiu sua explanação ao exaltar a iniciativa da visita e esclarecer que a Câmara sempre estará disponível para que os cidadãos, principalmente as crianças, entendam o funcionamento do Legislativo Municipal. “Trata-se da Casa do Povo, do local onde matérias de interesse dos cidadãos são decididas, portanto, convém que as futuras gerações entendam a importância da instituição”, concluiu Dirceu Moreira.
 
Saiba mais:
A Câmara de Curitiba tem um programa de visitação. Para saber mais, entre no link “Visite a Câmara” do nosso site.