Escola do Legislativo fecha semestre com seis ações de capacitação

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 11/07/2023 10h45, última modificação 31/07/2023 12h45
Atividades trataram de temas como processo e técnica legislativa, direito eleitoral e mudanças no Regimento Interno da Câmara de Curitiba.
Escola do Legislativo fecha semestre com seis ações de capacitação

Em março, a Escola do Legislativo recebeu o nome da primeira vereadora de Curitiba, Maria Olympia Carneiro Mochel. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel realizou, no primeiro semestre deste ano, seis eventos voltados à capacitação e à profissionalização dos servidores. Criado em 2013, o órgão foi batizado, em março passado, durante a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, em homenagem à primeira vereadora da capital paranaense, Maria Olympia Carneiro Mochel, eleita em 1947.

A servidora Danielli Wandembruck, diretora da Escola do Legislativo, explicou que metade das ações deste semestre “atenderam a demandas exclusivamente internas e a outra metade foi aberta ao público externo”. “Destaco a colaboração que tivemos dos servidores da Casa nas diversas ações promovidas pela Escola, como na programação de acolhimento de novos gabinetes. A atuação dos servidores é essencial para os cursos cuja temática refere-se a questões internas, como sistemas e departamentos”, avaliou.

Recepção servidoresO primeiro evento de 2023 ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro para a recepção de vereadores e de assessores. O objetivo da atividade foi reforçar as mudanças implementadas no Regimento Interno da CMC no fim de 2022, além de abordar questões administrativas que costumam gerar dúvidas, como os sistemas usados internamente.

Outro treinamento foi a capacitação dos servidores efetivos e comissionados para a utilização da plataforma de conferência remota Zoom, meio pelo qual o curso foi realizado, em 2 de março. Já na manhã do dia 17 do mesmo mês, uma reunião com os fiscais administrativos de contratos buscou levantar dificuldades operacionais na execução do trabalho, com o objetivo de embasar futuras atividades de capacitação.

Curso processo legislativoNo decorrer de abril, a Escola, em parceria com a Procuradoria Jurídica (Projuris), promoveu um curso sobre o processo e a técnica legislativa, que foi voltado a servidores efetivos, assessores parlamentares, vereadores e também ao público externo. As atividades, divididas em três módulos, foram realizadas entre os dias 13 e 27.

Wandembruck contou que o curso foi “promovido pela Escola e realizado pelos procuradores da Casa, juntamente com professores convidados”. “Na ocasião, contamos com a participação de servidores de diversas câmaras do Paraná”, destacou a servidora da CMC.

Em 18 de maio, a Escola do Legislativo também realizou um treinamento sobre federações partidárias, ação voltada aos vereadores, às assessorias parlamentares, aos servidores da Casa e ao público externo. A palestra foi ministrada pelos professores universitários e advogados eleitorais Luiz Gustavo de Andrade e Roosevelt Arraes, que são autores do livro “Federação Partidária: Uma reforma eleitoral e política”.

Jovem CMC FachinelloPrograma Jovem CMC

O destaque do mês de maio foi o lançamento, no dia 25, do  “Programa Jovem CMC: conquistando meu caminho”. Realizado em parceria com a Divisão de Saúde Ocupacional (DSO), o projeto desenvolve encontros mensais com os estagiários de Ensino Médio e do convênio com o Colégio Guarda Mirim do Paraná, que se dividem entre uma palestra de um vereador e outra da DSO.

A primeira palestra foi conduzida pela vereadora Maria Leticia (PV), segunda-secretária da Casa e presidente da Comissão de Meio Ambiente. Ela falou sobre a sustentabilidade e a reciclagem. O segundo encontro da primeira edição, a cargo da DSO, teve como tema “Liberando o estresse do dia a dia” e foi realizado pela terapeuta integrativa Adriana Czelusniak, no dia 1º de junho. 

A segunda edição do Programa Jovem CMC ocorreu no dia 22 de junho. A palestra foi ministrada pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode), que falou, por exemplo, sobre sua trajetória profissional e a importância de criar uma rede de contatos, além de ressaltar a importância do interesse pela política, enquanto a outra metade dos estudantes participou do bate-papo da Saúde Ocupacional.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba