Câmara de Curitiba recebe doações da campanha Tampinha Paraná

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 03/07/2023 18h05, última modificação 03/07/2023 18h18
A CMC aderiu à iniciativa no mês passado. Em junho, também foram realizadas ações para a capacitação, a integração e a saúde mental de servidores.
Câmara de Curitiba recebe doações da campanha Tampinha Paraná

Entradas dos Anexos 1 e 2 têm pontos de coleta das tampinhas, com o objetivo de apoiar instituições para idosos em situação de vulnerabilidade social. (Foto: Carlos Costa)

O destaque das ações internas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), no mês de junho, foi a adesão à campanha Tampinha Paranápromovida pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A parceria foi oficializada, no dia 5 de junho, pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode); a esposa dele, Milena Fachinello; o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSD), e sua esposa, Rose Traiano, que preside o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado e é idealizadora da ação. 

A campanha tem como objetivo usar a reciclagem das tampinhas para apoiar financeiramente instituições de longa permanência para idosos em situação de vulnerabilidade social. Com a coleta, o material é comercializado com empresas especializadas em reciclagem e se transformam em fraldas geriátricas, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal ou alimentos. A CMC, com a parceria, tornou-se um ponto de coleta. As doações são recebidas nas entradas dos Anexos 1 e 2.

Junho Vermelho

Além de dar sequência à Campanha do Agasalho 2023, a Câmara de Curitiba promoveu uma ação alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) buscou dez servidores voluntários para fazer a doação. 

“A campanha tem como objetivo desenvolver o lado social das pessoas e compartilhar algo tão simples, mas que salva vidas”, relatou a chefe da Divisão de Saúde Ocupacional, Liege da Fonseca Rocha, setor responsável por organizar a atividade. A próxima ação da campanha será realizada em novembro.

Serviço de Apoio à Técnica Legislativa

A Câmara está oferecendo a vereadores e assessores o Serviço de Apoio à Técnica Legislativa, idealizado pelo Departamento de Processo Legislativo (Deprole). A proposta é sanar dúvidas referentes ao emprego da Língua Portuguesa, revisão de textos e técnica legislativa. O objetivo é promover uma melhor qualidade nos textos legais, explicou a diretora do Deprole, Izabela Marchiorato.

Segundo Marchiorato, a Procuradoria Jurídica (Projuris) apontou “vários problemas de técnica legislativa e identificamos alguns no emprego da Língua Portuguesa, o que faz, algumas vezes, a legislação ser questionada na sua aplicação pela falta de clareza”. Além disso, a servidora identificou a demanda a partir do “retardo na votação de projetos com emendas exclusivas de técnica legislativa e pela utilização constante do serviço da Prefeitura de Curitiba, o Telegramática”.

“Assim, pensamos que poderíamos ter o Telegramática aqui na Câmara Municipal, englobando o serviço de técnica legislativa”, conclui a diretora do Deprole. São três servidores da Casa que podem responder, de forma breve, às demandas: Rodrigo Schnekenberg, Vanusa Silva e Michelle Castro. O serviço é ofertado por meio de dois canais: a abertura de chamados na página da Câmara ou através do e-mail: duvidas.redacao@cmc.pr.gov.br.

HOCCapacitação para servidores

No dia 15 de junho, a CMC realizou a 3ª edição do evento “Botando ordem na nossa House of Cards”, promovido pela Diretoria de Comunicação. A palestra, com o tema “A era dos influenciadores, da microsegmentação e a herança de Barack Obama”, foi conduzida pelo publicitário Paulo Renato Oliveira, criador de plataformas de mobilização e marketing político. Ele participou de workshops em Washington, (EUA), com a equipe de Barack Obama, após as primeiras eleições.

A Câmara de Curitiba realizou, ainda, no último dia 23, o 3º Encontro de Chefes de Gabinete, com o tema "A Importância do Marketing nos Períodos Pré, Durante e Pós Eleição". O evento foi organizado pelos mandatos parlamentares e idealizado pela servidora Cristina Lachica, chefe de gabinete do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania).

CMC Jovem junhoPrograma Jovem CMC

No dia 22 de junho, ocorreu a segunda edição do “Programa Jovem CMC: conquistando meu caminho”. Desenvolvido pela Escola do Legislativo, em parceria com a Divisão de Saúde Ocupacional, o projeto oferta encontros mensais para os estagiários de Ensino Médio e do convênio com o Colégio Guarda Mirim do Paraná, assinado em fevereiro passado.

O presidente Marcelo Fachinello (Pode) falou a um grupo de estudantes sobre sua trajetória profissional e sobre a importância de aproveitar as oportunidades e criar uma rede de relações e contatos, pois é ela que irá possibilitar que lá na frente alguém estenda a mão quando a pessoa precisar. Além disso, o vereador ressaltou a importância do interesse pela política.

“E essa política que nós aqui, eleitos, fazemos”, declarou o vereador, “essa política é muito importante também. Não adianta a gente dizer que não gosta dessa política, porque se a gente não se envolver, se a gente não participar dessa política, que disputa eleição – que ganha, que perde eleição –, a gente vai ser sempre governado pelos que participam dessa política.”

Integração com servidores e aposentados

No mesmo dia, a Presidência recebeu a edição mensal do projeto Café com Servidores, que tem como objetivo aproximar a administração do Legislativo com os colaboradores, estabelecendo um canal de comunicação. “O trabalho de vocês é fundamental para que a Câmara funcione bem, por isso é importante mantermos esses momentos de diálogo, esta conexão direta da administração com os servidores”, declarou o presidente Marcelo Fachinello. 

O vereador reforçou aos servidores o compromisso da atual Mesa Diretora de aproximar o cidadão curitibano do trabalho dos vereadores e vereadoras e de, cada vez mais, aumentar a transparência da instituição. O diretor-geral da Casa, Glauco Requião, também participou do encontro e destacou o traço de “vocação para o serviço” que os servidores públicos possuem e devem entregar diariamente à população.

Café com aposentadosNa última quinta (29), o Gabinete da Presidência da Câmara de Curitiba realizou a terceira edição de 2023 de outra tradicional ação, o café com aposentados, com o objetivo de valorizar o servidor e reconhecer que o exercício do seu trabalho foi importante para a CMC. Dez servidores aposentados do Legislativo foram homenageados com o Mérito Funcional, concedido pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC) e pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo de Curitiba (SindiCâmara).

Receberam a honraria: Carlos de Vince Losso, Cláudio Karam de Paula, José Alvari Thimotheo, Nilmara Rogowski Marins, Renita Persigo Schiffer, Rosa Maria, Roza Zafiris, Selma Aparecida da Silva, Silmara do Rocio Martins Zanin e Stephan Mazetto. Dos vereadores, participaram o presidente Marcelo Fachinello, o primeiro-secretário da Casa, Osias Moraes (Republicanos), e a segunda-secretária, Maria Leticia (PV). A atividade também foi acompanhada por servidores da ativa: o diretor-geral Glauco Requião; a diretora do Departamento de Administração e Finanças (DAF), Ana Claudia Melo dos Santos; e a diretora do Deprole, Izabela Marchiorato.

Saúde mental

Também no dia 22, a Divisão de Saúde Ocupacional realizou a oficina “Relacionamentos amorosos saudáveis”, conduzida pela terapeuta integrativa Adriana Czelusniak. O objetivo foi oferecer uma abordagem integrativa para promover uma vida saudável nos relacionamentos amorosos, baseada no método Heal Your Life, da psicoterapeuta Louise Hay. 

Todos os meses a DSO promove encontros voltados à saúde mental dos servidores. “O que nós trabalhamos hoje nessa oficina de relacionamentos serve para um direcionamento geral na vida, para o relacionamento com si mesmo e com todas as nossas relações”, explicou Czelusniak.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba