CMC assina convênio com Guarda Mirim e inicia programa de aprendizagem

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 06/02/2023 10h40, última modificação 06/02/2023 10h53
Primeira turma de jovens aprendizes da Câmara de Curitiba terá dez estudantes da Guarda Mirim na administração do Legislativo.
CMC assina convênio com Guarda Mirim e inicia programa de aprendizagem

Vereadores recepcionam aprendizes da Guarda Mirim no plenário da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Com a assinatura do convênio com o Colégio Guarda Mirim do Paraná, nesta segunda-feira (6), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deu início ao seu programa de inserção de jovens aprendizes no corpo funcional da instituição. A primeira turma terá dez adolescentes, de 16 anos de idade, matriculados no ensino médio do colégio público, auxiliando na administração do Legislativo.

“Igual eu fui guarda mirim, lá na década de 1980, e isso me trouxe muitas memórias boas, desejo que vocês também, no futuro, possam ser vereadores, como eu sou, desde 2013”, saudou Mauro Ignácio (União), segundo-vice-presidente da CMC, que coordenou a criação do programa. “Estamos felizes em receber os primeiros dez e faremos um apelo para que o Governo do Paraná, a Prefeitura de Curitiba e a Assembleia Legislativa do Paraná ampliem esse espaço, para termos guardas mirins em todos os órgãos públicos”, completou.

Atual diretora do Colégio Estadual Guarda Mirim, Débora Queiroz agradeceu à Câmara de Curitiba pelo programa de aprendizagem, que se soma aos outros convênios firmados pela instituição. “Hoje, temos mais de 800 estudantes, nos três turnos, cursando o ensino médio regular, o técnico e a capacitação profissional e formação cidadã, em parceria com a Polícia Militar do Paraná. Todos são encaminhados ao mercado de trabalho, pois sabemos da importância da profissionalização”, disse.

A primeira turma de aprendizes da CMC será formada por Emerson Bezerra, Fernanda Kestering, Matheus Leão, Jonathan Rodrigues, Matheus Oliveira, Matheus Ribeiro, Natacha Holik, Sabrina Lima, Yasmin Gonçalves e Yuri dos Santos. As atividades dos jovens aprendizes serão realizadas no contraturno das aulas, três vezes por semana. Nos outros dias, os adolescentes terão formação na Guarda Mirim do Paraná, cujo colégio fica no bairro Ahú.

A assinatura do convênio foi celebrada pelo presidente da CMC, Marcelo Fachinello (PSC), na presença do diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação, Anderfabio Oliveira dos Santos; do comandante militar do Colégio Guarda Mirim, soldado Nilson Nascimento Amador Júnior; da secretária do estabelecimento, Marisa Ferreira; e da coordenadora do programa de qualificação, Claudete Cristina Camargo Santos.