Setembro teve capacitações de brigadista e de comunicação

por Ana Claudia Krüger | Revisão: Celso Kummer* — publicado 03/10/2025 16h05, última modificação 03/10/2025 19h51
Ações são realizadas internamente para proporcionar formação aos servidores que atuam na Câmara Municipal de Curitiba.
Setembro teve capacitações de brigadista e de comunicação

Ações internas da Câmara buscam dar formação e prestigiar atividades dos servidores. (Fotos: Jean Lucredi e Rodrigo FonsecaCMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, no mês de setembro, treinamentos para brigadistas atuarem no Legislativo. A formação é realizada a cada dois anos e qualquer servidor, seja efetivo ou comissionado, pode participar para se tornar um brigadista voluntário. A atividade é promovida pela Comissão de Proteção da Atividade Funcional (Copraf). 

Ao todo, 36 servidores participaram dos treinamentos realizados durante quatro dias, mesclando aulas teóricas e práticas. De acordo com a técnica administrativa Ana Both, presidente da Copraf, o objetivo da formação é que os servidores da Casa estejam “bem capacitados para prevenir emergências e auxiliar em casos de emergência na Câmara”. Na ocasião, a enfermeira Liege da Fonseca também reforçou protocolos de emergência médica na CMC. Confira as fotos do treinamento no Flickr

Liderança Representativa

O Programa de Liderança Representativa (PLR), iniciativa voltada aos servidores que ocupam funções de chefia no Legislativo, trabalhou dois módulos durante o mês de setembro. O tema de um dos módulos foi a Comunicação Não-Violenta (CNV), estratégia comunicacional criada pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, com o objetivo de estabelecer uma escuta ativa e comunicação clara e compassiva. No ambiente profissional, a CNV é aplicada com o intuito de melhorar as relações interpessoais e a execução do trabalho. 

O outro módulo tratou da chamada liderança situacional. Na ocasião, a psicóloga organizacional da Divisão de Saúde Ocupacional, Adriana Straube, falou sobre a importância de adaptar o estilo de liderança conforme o contexto de trabalho. De acordo com ela, um estilo único de liderar não engloba todas as necessidades de uma equipe. “O líder deve ajustar seu comportamento conforme o nível de maturidade da sua equipe, competência e motivação dos colaboradores”, pontua Adriana. 

Lançamento do Dicionário de Direito Parlamentar Brasileiro

No dia 3 de setembro, a Câmara de Curitiba promoveu o lançamento do Dicionário de Direito Parlamentar Brasileiro. A publicação teve a coautoria de dois servidores da Procuradoria Jurídica do Legislativo (ProJuris), a diretora jurídica de processo legislativo, Juliana Fischer, e o procurador Rodrigo Baptista. A publicação é uma iniciativa do Instituto Parla, uma rede de pesquisadores e operadores do direito com atuação no acompanhamento da representação política (leia mais). 

Setembro Amarelo e prevenção ao suicídio

Com o objetivo de desfazer o estigma que cerca a saúde mental, a Câmara de Curitiba promoveu uma palestra com profissionais da saúde que atuam na Divisão de Saúde Ocupacional, em razão do Setembro Amarelo. A psiquiatra Thais Inushi ressaltou que 1 em cada 7 pessoas no mundo apresenta alguma questão de saúde mental e que, embora as patologias psicológicas não tenham a morte como consequência direta, elas podem diminuir a funcionalidade do indivíduo, levando a prejuízos profissionais, financeiros e sociais (saiba mais).

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques