Em semana de trabalho remoto, pandemia foi principal assunto na CMC

por Marcio Silva — publicado 03/03/2021 13h55, última modificação 05/03/2021 17h02
Presidente Tico Kuzma apresentou balanço dos trabalhos on-line, que ajudam a evitar disseminação do vírus.
Em semana de trabalho remoto, pandemia foi principal assunto na CMC

O parlamentar agradeceu a compreensão dos vereadores, que concordaram em realizar as sessões de maneira remota neste período crítico. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A produtividade da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta semana e o engajamento dos vereadores, principalmente nas questões relacionadas à pandemia de Covid-19, foram tema de pronunciamento do presidente da Casa, Tico Kuzma (Pros), na sessão desta quarta-feira (3). Em função do recrudescimento da doença, as plenárias de segunda, terça e quarta foram realizadas em ambiente virtual.

De acordo com o parlamentar, nestas  sessões, 22 vereadores trouxeram para o plenário diferentes aspectos da pandemia, entre eles: solidariedade às famílias que perderam familiares e amigos, impactos dos decretos estadual e municipal, vacina, suspensão de aulas nas escolas, orçamento do SUS e as consequências para empresários, comerciantes e passageiros do transporte coletivo.

“Foram aprovadas duas moções de apoio para estratégias de imunização e 15 sugestões ao Executivo, sendo cinco relacionadas à pandemia, como a prorrogação do Refic e a implantação de um ponto de táxi no chamado Pavilhão da Cura”, exemplificou.

O parlamentar agradeceu a compreensão dos vereadores, que concordaram em realizar as sessões de maneira remota neste período crítico. “Estamos aqui fazendo esse trabalho importante à sociedade curitibana e, ao mesmo tempo, contribuindo para evitar a disseminação do vírus”. Ele lembrou que havia decisão do Colégio de Líderes de que as plenárias seriam no formato híbrido, com o número máximo de 22 vereadores presencialmente em plenário. “Vamos manter no ambiente on-line na próxima semana e, caso haja melhora, retornaremos para os encontros híbridos”, completou.

Demandas à Prefeitura
Ainda segundo Tico Kuzma, foram enviados 149 requerimentos à Prefeitura de Curitiba, solicitando a realização dos mais diversos serviços, como corte de mato, manutenção na iluminação, em ruas etc. “Também aprovamos leis que valorizam e conscientizam sobre as dificuldades das pessoas com doenças raras e com deficiência, visual e auditiva, e aprovamos políticas públicas de combate ao feminicídio”.

O presidente da CMC destacou ainda a criação da Frente Parlamentar para defender os direitos da população de rua; a posse, na manhã de hoje, da Procuradoria da Mulher; e a aprovação de moção de apoio à Frente Parlamentar do Pedágio, que funciona na Assembleia Legislativa do Paraná.

Fora do plenário
Além dos trabalhos de plenário, a Câmara realizou três reuniões de comissões: Constituição e Justiça (CCJ), Direitos Humanos e Meio Ambiente, nas quais foram analisados 22 projetos de lei. O Legislativo também abriu consulta pública para as contas municipais de 2015, cujo parecer do Tribunal de Contas do Estado foi recebido pelo Legislativo no dia 23 de fevereiro.