Vereadores da capital aprovam moção de apoio à Frente do Pedágio na Alep

por Fernanda Foggiato e José Lázaro Jr. — publicado 01/03/2021 16h01, última modificação 01/03/2021 16h01
Debate na CMC sinalizou que parlamentares da capital apoiam modelo que mais reduza o valor da tarifa do pedágio.
Vereadores da capital aprovam moção de apoio à Frente do Pedágio na Alep

01| Autor da moção de apoio, Mauro Ignácio, elogiou a Frente do Pedágio, na Alep, por promover audiências públicas pelo Paraná. (Reprodução/YouTube CMC)

Em votação simbólica, nesta segunda-feira (1º), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram uma moção de apoio à Frente Parlamentar sobre o Pedágio, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), pelas audiências públicas que vem promovendo e que colocaram em evidência o novo modelo de concessão sugerido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A iniciativa (416.00002.2021) foi apresentada na CMC pelo vereador Mauro Ignácio (DEM).

“[Graças à Frente] o Paraná passa a discutir o novo pedágio, após 30 anos”, elogiou Ignácio, afirmando que “Curitiba e o Paraná querem o menor preço do pedágio”. O vereador alertou que o novo edital não contempla o Contorno Sul, “promessa antiga da presidente Dilma, em 2014”, para a qual deputados federais já destinaram emendas, não executadas. Precisamos aprender com os erros do passado”, afirmou o propositor da moção, que tem insistido na CMC na obra do Viaduto do Orleans sobre a BR-277.

“O modelo do pedágio tem que ser pela menor tarifa”, reforçou Sabino Picolo (DEM). O vereador lembrou que esse foi o mote de debate realizado na CMC, no ano passado, por sua proposição, sobre a nova licitação do serviço. Ele citou como exemplos mais baratos, que beneficiam o setor produtivo e a população, os pedágios de São Paulo e de Santa Catarina.

Ezequias Barros (PMB) concordou que o pedágio paranaense é muito caro e que o debate deve ser feito pelo menor preço. Também comentou que uma tarifa mais baixa beneficiará os caminhoneiros, já impactos pelo valor do diesel. Zezinho Sabará (DEM) somou-se à preocupação por obras no Contorno Sul, importante via de ligação: “Vejo no dia a dia como é esse problema seríssimo, que se arrasta por muitos anos”. “Cabe sim um debate dentro da Câmara Municipal de Curitiba”, corroborou Leônidas Dias (SD), sobre a nova licitação, concordando que “o pedágio, sim, reflete no bolso da população”.

Na Alep, a Frente do Pedágio, composta por 30 deputados estaduais, é coordenada por Arilson Chiorato (PT). Na última audiência, realizada em Apucarana, no dia 26, ele e Luiz Claudio Romanelli (PSB), alertaram para o risco de a nova modelagem resultar em preços iguais ou até mais caros, em algumas praças de pedágio, do que os praticados hoje em dia (confira aqui). As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter.