Em 1º turno, Câmara aprova nomes para três premiações tradicionais

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Celso Kummer* — publicado 13/08/2025 13h55, última modificação 13/08/2025 14h42
Decretos legislativos da Câmara Municipal de Curitiba reúnem homenageados para os prêmios Pablo Neruda de Direitos Humanos, Professor João Crisóstomo Arns e Servidor Público Padrão.
Em 1º turno, Câmara aprova nomes para três premiações tradicionais

Antes de estarem prontos para promulgação, os decretos legislativos precisarão passar por uma segunda votação, na próxima semana. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Além dos três projetos de lei aprovados em segundo turno, e das contas do Executivo referentes à gestão de 2023, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) endossou, em primeiro turno, nesta quarta-feira (13), a aprovação de três projetos de decreto legislativo. As propostas são assinadas pela Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer que ratificou os nomes de personalidades, entidades e empresas de Curitiba, indicadas pelos próprios vereadores e vereadoras, para a entrega de prêmios de iniciativa do Legislativo.

O primeiro prêmio é o Pablo Neruda de Direitos Humanos, destinado às pessoas físicas ou jurídicas não governamentais que tenham se destacado na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social em Curitiba. A homenagem foi instituída pela lei municipal 11.258/2004, revogada após a regulamentação da lei complementar 109/2018.

Conforme o decreto legislativo (107.00001.2025), para a edição de 2025, que será entregue em dezembro, 27 personalidades e instituições serão homenageadas. A matéria, que conta com a indicação de 27 dos 38 parlamentares, foi aprovada com 27 votos favoráveis e 4 abstenções: dos vereadores Bruno Secco (PMB), Da Costa (União), João Bettega (União) e Olimpio Araujo Junior (PL).

A segunda premiação analisada pelo plenário traz os indicados ao Prêmio Professor João Crisóstomo Arns, destinado às personalidades que tenham se destacado nas áreas ligadas à educação e à cultura. Este ano, segundo o decreto legislativo (089.00001.2025), serão 28 agraciados e agraciadas, escolhidas por 28 vereadores e vereadoras. A honraria é alusiva ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. A lista de homenageados recebeu 27 votos “sim” e as abstenções de Da Costa e de Bettega.

Por fim, o terceiro e último decreto legislativo aprovado é o que lista os nomes de quem irá receber o Prêmio Servidor Público Padrão, voltado aos funcionários públicos efetivos, ativos ou inativos, e empregados públicos que tenham se destacado em suas atividades no último ano. Serão 30 homenageados que foram escolhidos por 30 dos 38 parlamentares do Legislativo de Curitiba (096.00001.2025). A relação foi acatada pelo plenário com 25 votos favoráveis. Da Costa e Eder Borges (PL) se abstiveram do voto.

Antes de estarem prontos para promulgação, os três decretos legislativos precisarão passar por uma segunda e última votação, na próxima segunda-feira (18). 

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques