Editais para preenchimento de 905 vagas saem em abril, diz secretário

por Fernanda Foggiato | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 16/02/2022 12h55, última modificação 16/02/2022 14h15
Recepcionado na sessão plenária, Alexandre Jarschel de Oliveira antecipou a adoção das cotas étnico-raciais, lei aprovada na CMC.
Editais para preenchimento de 905 vagas saem em abril, diz secretário

Secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e TI divulgou processo seletivo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na sessão plenária desta quarta-feira (16), o secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira. A convite do presidente da Casa, Tico Kuzma (Pros), e do líder do governo, Pier Petruzziello (PTB), ele falou do concurso público anunciado pela Prefeitura de Curitiba, na última sexta-feira (11), para o preenchimento de 905 vagas.

Conforme o Executivo, serão contratados servidores de 22 carreiras, de nível médio, técnico e superior, para as áreas da Saúde, Educação, Ação Social e Saúde Ocupacional. O cronograma indica que a publicação dos editais e a abertura das inscrições ocorrerão a partir do mês abril. As provas devem ser aplicadas, de acordo com o cargo pleiteado, entre julho e outubro. O começo das convocações é previsto para janeiro de 2023.

“Este concurso já estava previsto para ano de 2020. Tivemos a pandemia e não faria sentido algum colocar 20 mil, 30 mil pessoas em uma sala de aula fazendo prova”, lembrou Oliveira. “Ao mesmo tempo precisávamos muito de funcionários na saúde, na educação e na assistência social. Foram as áreas, digamos assim, mais afetadas pela pandemia.”

“Há a reserva de vagas, já prevendo a lei aprovada nesta Câmara”, frisou o secretário. Ou seja, além dos 5% destinados à pessoa com deficiência (Pcd), haverá percentual de 10% à população negra e indígena, determinado pela lei municipal 15.931/2021. As cotas étnico-raciais foram aprovadas pelos vereadores no Mês da Consciência Negra de 2021, a partir de proposta de Carol Dartora (PT).

Kuzma reforçou a aplicação da Lei das Cotas: “Aqui eu destaco a importância também da participação desta Casa no edital”. Com a reserva inicial de 10% das vagas nos concursos do Município, a norma determina o acréscimo de 2%, a cada dois anos, até se chegar ao percentual de 20%. O presidente da Câmara, que acompanhou o anúncio do Executivo, na última sexta, ainda pediu o apoio de todos os vereadores para a divulgação do processo seletivo.

Reposição de vagas

Com a aposentadoria dos servidores em exercício, pontuou Oliveira, é necessária “uma reposição cada vez ágil” nos quadros do Executivo. “A ideia também é que os novos funcionários tenham contato com os funcionários mais experientes”, continuou o secretário municipal.

O concurso público deve contemplar 247 vagas na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), sendo: 57 vagas para agentes comunitários de Saúde, 11 para agentes de combate às endemias, 12 para auxiliares de saúde bucal, 25 para cirurgiões-dentistas, 20 para enfermeiros, 5 para farmacêuticos, 5 para fisioterapeutas, 5 para fonoaudiólogos, 30 para médicos, 15 para psicólogos, 35 para técnicos de enfermagem em saúde pública, 20 para técnicos de saúde bucal em saúde Pública e, por fim, 3 para terapeutas ocupacionais.

Para a saúde ocupacional são indicadas 6 vagas, divididas entre médicos-peritos (2 vagas), médicos do trabalho (2 vagas) e psiquiatras (2 vagas). Para a Secretaria Municipal da Educação (SME) devem ser contratados 589 servidores de carreira entre professores de educação infantil (256 vagas), auxiliares de serviços escolares (175 vagas), profissionais do magistério para a docência I (147 vagas) e para a docência II com habilitação em Educação Física (11 vagas). Para a área da assistência social é prevista a contratação de 67 servidores, sendo 65 educadores sociais e 2 técnicos de enfermagem.

Alexandre Jarschel de Oliveira também lembrou da abertura, neste mês, de processo seletivo público da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), para o preenchimento de 151 vagas. As inscrições podem ser feitas pela internet, até o dia 2 de março. Em janeiro passado, o Executivo contratou 731 profissionais de educação por meio de processo seletivo simplificado (PSS).

Também foram recepcionadas em plenário a chefe de gabinete da pasta de Administração, Gestão de Pessoas e TI, Nadia Abadie Aleixo, e a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal, Silvia Amelia Jarenco Cherubin. As sessões começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter.