Dia do Terço dos Homens encontra-se apto à votação do plenário

por Claudia Krüger | Revisão: Alex Gruba — publicado 23/08/2022 17h00, última modificação 23/08/2022 17h35
Há mais de 100 anos, homens se reúnem para a oração do terço, uma tradição da Igreja Católica.
Dia do Terço dos Homens encontra-se apto à votação do plenário

Dia do Terço dos Homens deverá ser comemorado no dia 8 de setembro, como uma tradição da Igreja Católica. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Comissão de Educação, Cultura e Turismo admitiu, em reunião nesta segunda-feira (22), projeto de lei que propõe a celebração do Dia do Terço dos Homens, a ser comemorado anualmente no dia 8 de setembro (005.00086.2022). Com o aval do colegiado, a proposição se encontra apta a ser avaliada pelo plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), em primeiro turno. A íntegra da reunião está disponível no YouTube da CMC e a pauta completa pode ser conferida aqui.

De acordo com a proposta de lei, há mais de 100 anos, homens se reúnem para a oração do terço, uma tradição da Igreja Católica. No Brasil, o costume foi instituído pelo frei Peregrino, em setembro de 1936, no povoado da Vila da Providência, hoje cidade de Itabi, em Sergipe.

Além de destacar a prática como importante ato de fé, a proposição lembra que a data é simbólica, já que 8 de setembro também é feriado na capital paranaense, quando se comemora o Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Padroeira de Curitiba.

Cidadania Honorária
Também foi acatada uma indicação para o título de Cidadania Honorária de Curitiba, a Arno Valberto Grahl (006.00007.2022). Nascido em 1963, no município de Ibirama (SC), é formado em Administração pela FACE, atual Universidade Positivo, e é diretor-presidente da Gamma Ferramentas, sendo o responsável por todas as operações da empresa no Brasil.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.

Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).