Dia do Ford Mustang pode entrar no Calendário Oficial

por Madu Veiga, especial para a CMC | Edição: José Lázaro Jr. — publicado 09/06/2025 05h00, última modificação 09/06/2025 15h18
Data escolhida para a celebração é 17 de abril, em alusão ao lançamento do primeiro Mustang. Projeto é dos vereadores Fernando Klinger e Tiago Zeglin.
Dia do Ford Mustang pode entrar no Calendário Oficial

Mustang Meeting reuniu 200 veículos neste ano, em Curitiba, movimentando a economia local. (Foto: Divulgação/Ford Slaviero)

A pedido do Mustang Clube do Paraná, fundado em 2001, os vereadores Fernando Klinger (PL) e Tiago Zeglin (MDB) registraram, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto de lei para incluir, no Calendário Oficial de Eventos, uma data específica para a celebração deste carro icônico para a cultura automobilística. Pela proposta, o Dia do Ford Mustang seria comemorado, anualmente, na data de 17 de abril, em alusão ao lançamento do primeiro modelo, em 1964, durante a Feira Mundial de Nova Iorque, nos EUA (005.00387.2025).

Além do incentivo à cultura automobilística, os vereadores Klinger e Zeglin destacam o impacto positivo na cidade do Mustang Clube do Paraná, que periodicamente realiza encontros entre os proprietários desses veículos, recolhendo alimentos para doação e promovendo o turismo e a economia. Os Mustang Meetings, como esses eventos são chamados, chegam a reunir centenas de carros e admiradores da marca e da cultura automobilística. Neste ano, em abril de 2025, 200 veículos compareceram ao evento.

“Mais do que um mero encontro de carros, que acontece anualmente no mês de abril e promove a união entre os admiradores da marca, o evento alavanca a cultura, o turismo e o apoio a uma causa nobre,” destacam os parlamentares na justificativa do projeto de lei. Klinger e Zeglin argumentam que o encontro anual atrai pessoas de fora da cidade que vêm à Curitiba para o evento, utilizando a rede hoteleira e o comércio da capital. Para eles, a criação do Dia do Ford Mustang não se trata apenas de valorização cultural, mas de impulsionar a economia, “trazendo cada vez mais pessoas” para a cidade.

O projeto de lei será analisado pelas comissões temáticas antes de estar apto à votação no plenário da Câmara de Curitiba.


*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Madu Veiga, especial para a CMC.
Atividade supervisionada por Ana Luísa Pereira (UNIFATEC) e José Lázaro Jr. (CMC)
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques