Proposto Dia em Memória das Vítimas do Comunismo

por Gabriel Gallucci, especial para a CMC | Edição: José Lázaro Jr. — publicado 28/05/2025 05h00, última modificação 28/05/2025 10h24
O vereador Bruno Secco quer criar um dia para as vítimas do comunismo, além de realizar campanhas de conscientização em Curitiba.
Proposto Dia em Memória das Vítimas do Comunismo

Registro de campo de trabalho forçado na ex-URSS. (Foto: Divulgação/Museum of the Victims of Communism/Eslováquia)

O vereador Bruno Secco (PMB) protocolou um novo projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), para criar o Dia Municipal em Memória das Vítimas do Comunismo na capital do Paraná. Ele sugere que, no calendário oficial de Curitiba, a data de 7 de novembro seja reservada para, em escolas e universidades, serem promovidas campanhas para “divulgar os males causados por governos comunistas na história da civilização” (005.00238.2025).

“Muitos educadores e ditos intelectuais incentivam jovens à adoção da ideologia comunista, essa ideologia nefasta e totalmente contrária aos Direitos Humanos”, justifica Bruno Secco, na justificativa do projeto de lei. Ali, entre as referências bibliográficas citadas pelo parlamentar, está a publicação Izvestia, que ele afirma se tratar do antigo Diário Oficial da Rússia, onde seria possível apurar a morte de 110 milhões de pessoas.

O projeto de lei de Bruno Secco é composto por três artigos de lei, nos quais ele cria a data, determina a realização de campanha de conscientização e que os recursos necessários para a data sairão de “verba orçamentária própria”. “É imprescindível haver, no município de Curitiba, campanhas educativas com a finalidade de demonstrar aos munícipes, sobretudo aos jovens, os inúmeros males causados pelos governos comunistas, e, dessa forma, prevenir que cidadãos não endossem essa ideologia nefasta e totalmente contrária aos Direitos Humanos”, opina.

O projeto de lei ainda passará pelas comissões temáticas antes de ser levado à votação no plenário da Câmara de Curitiba.



*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Gabriel Gallucci, especial para a CMC.
Atividade supervisionada por Ana Luísa Pereira (UNIFATEC) e José Lázaro Jr. (CMC)
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: