Proposto Dia em Memória das Vítimas do Comunismo
Registro de campo de trabalho forçado na ex-URSS. (Foto: Divulgação/Museum of the Victims of Communism/Eslováquia)
O vereador Bruno Secco (PMB) protocolou um novo projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), para criar o Dia Municipal em Memória das Vítimas do Comunismo na capital do Paraná. Ele sugere que, no calendário oficial de Curitiba, a data de 7 de novembro seja reservada para, em escolas e universidades, serem promovidas campanhas para “divulgar os males causados por governos comunistas na história da civilização” (005.00238.2025).
“Muitos educadores e ditos intelectuais incentivam jovens à adoção da ideologia comunista, essa ideologia nefasta e totalmente contrária aos Direitos Humanos”, justifica Bruno Secco, na justificativa do projeto de lei. Ali, entre as referências bibliográficas citadas pelo parlamentar, está a publicação Izvestia, que ele afirma se tratar do antigo Diário Oficial da Rússia, onde seria possível apurar a morte de 110 milhões de pessoas.
O projeto de lei de Bruno Secco é composto por três artigos de lei, nos quais ele cria a data, determina a realização de campanha de conscientização e que os recursos necessários para a data sairão de “verba orçamentária própria”. “É imprescindível haver, no município de Curitiba, campanhas educativas com a finalidade de demonstrar aos munícipes, sobretudo aos jovens, os inúmeros males causados pelos governos comunistas, e, dessa forma, prevenir que cidadãos não endossem essa ideologia nefasta e totalmente contrária aos Direitos Humanos”, opina.
O projeto de lei ainda passará pelas comissões temáticas antes de ser levado à votação no plenário da Câmara de Curitiba.
*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Gabriel Gallucci, especial para a CMC.
Atividade supervisionada por Ana Luísa Pereira (UNIFATEC) e José Lázaro Jr. (CMC)
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão:
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba