Derosso é reeleito presidente da Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 02/01/2005 00h00, última modificação 18/05/2021 14h48

Reeleito pela quinta vez neste domingo (02), com 32 votos, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), vai administrar o Poder Legislativo pelo biênio 2005/2006, com a Mesa Executiva formada pelos vereadores Jair Cézar (PTB) e Ney Leprevost (PP), na 1ª e 2ª vice-presidências, respectivamente; Fábio Camargo (PFL), Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), Jairo Marcelino (PSB) e Julieta Reis (PFL), na primeira, segunda, terceira e quarta secretarias.
Com larga margem, a chapa José Richa, encabeçada por Derosso, venceu por mais de trinta votos (por cargo) a chapa Democracia Transparente, do vereador Jorge Bernardi (PDT), na sessão presidida pelo vereador mais votado, Ney Leprevost (PP), e secretariada por Celso Torquato (PMDB).
A reeleição de Derosso agrada a maioria dos vereadores. Os reeleitos e os novos analisam em consenso a capacidade democrática com que Derosso dirige a casa de Leis, honrando uma lisura política que aprendeu com seu pai, o ex-vereador João Derosso. Em seu agradecimento, o presidente reeleito ratificou a disposição de continuar "unindo forças e capacidades para fazer desta Casa o melhor na representatividade da cidade". Desde 97, Derosso tem correspondido à expectativa dos eleitores, de vereadores e funcionários, pois revolucionou o Legislativo, que hoje é um dos melhores do País na legitimidade de um fórum transparente de discussões da comunidade curitibana e em pioneirismo no processo de informação.
Propostas
A chapa Democracia Transparente, que se candidatou com Jorge Bernardi (PDT) na presidência, foi composta também pelos vereadores Paulo Salamuni (PMDB) e Josete Dubiaski (PT), na 1ª e 2ª vice-presidências; André Passos (PT), Nely Almeida (PSDB), Roseli Isidoro (PT) e Luiz Felipe Braga Côrtes (PMDB), nas quatro secretarias. Roseli Isidoro foi a mais votada.
As propostas da chapa de Bernardi deverão ser analisadas pela nova Mesa Executiva, que já manifestou intenção semelhante de viabilizar a TV Câmara, através de canal a cabo da Assembléia Legislativa do Paraná, entre outras inovações, para ampliar o acesso da população às ações legislativas. Para Bernardi, "o principal, na disputa pela presidência foi apresentar um novo programa e não contrapor à candidatura de Derosso, considerada competente e transparente".
Composição
Ney Leprevost, que havia se candidatado anteriormente, aceitou compor com a chapa de Derosso. Na 2ª vice-presidência, vai "ajudar a implantar, entre outras propostas, o fim da reeleição para cargos no Legislativo". Fábio Camargo, que vai ocupar a 1ª secretaria, disse que "o que é bom vai continuar", comprometendo-se a compor com Derosso, na "transparência e lisura das ações do Legislativo".
A votação pelos cargos diretivos da Câmara Municipal de Curitiba foi tranqüila, porém demorada. Uma das modificações no processo foi a votação por cargo e não por chapa, como em anos anteriores, além da votação nominal, substituindo o voto secreto. Todos os integrantes da nova Mesa têm mais de dois mandatos.
Comissões
Cumprindo regimento legal, nesta segunda-feira, a partir das 14h, a Casa realiza nova sessão plenária, quando serão eleitos os líderes de bancadas, que indicarão os integrantes das comissões técnicas permanentes. Este ano, as comissões passam a ser oito: Legislação e Justiça; Economia, Serviço Público, Educação e Cultura; Bem Estar Social e Ecologia; Urbanismo e Obras Públicas; Segurança e Defesa da Cidadania e Comissão de Participação Legislativa, recentemente aprovada.