Richa e vereadores tomam posse na Câmara Municipal

por Assessoria Comunicação publicado 01/01/2005 00h00, última modificação 18/05/2021 14h46
Os 38 vereadores e o prefeito Beto Richa, eleitos para mandato até 2008, tomaram posse, na tarde deste sábado (1º), em solenidade na Câmara Municipal, dando início à 14ª legislatura, uma das mais heterogêneas, em representatividade dos segmentos populares, dos últimos anos. Fato que o vereador Paulo Salamuni (PMDB) salientou em sua otimista saudação, mesclada pelo compromisso com o trabalho cristão e o sentimento de humildade em representar o povo curitibano. Ao afirmar que “nesta casa iremos conviver com pessoas e parlamentares dos mais diferentes matizes ideológicos e político-partidários”, o parlamentar confirmou que a democracia deve ser “participativa, com informação livre, imune à manipulação e ao dirigismo, com respeito e consulta freqüente à opinião pública”.
A posse dos eleitos foi presidida pelo vereador mais votado, Ney Leprevost (PP, com 18.582 votos), e secretariada por Celso Torquato (PMDB), tendo à mesa, ainda, a presença do desembargador Oto Luiz Sponholz, presidente do Tribunal de Justiça; do deputado federal Gustavo Fruet, deputado estadual Mauro Moraes; o arcebispo de Curitiba, Dom Moacir José Vitti, e o cônsul do Japão, Hirotsugu Hagiuda. Também prestigiaram o evento, o juiz Dartgnan Serpa Sá, do TRE; o corregedor-geral do Tribunal de Contas, Heinz Herwig, e, pelo Tribunal de Justiça, os desembargadores Rafael Augusto Cassetari e Clayton Camargo, além de Virgílio Moreira Filho, vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, entre outros.
Compromisso
Vereadores e o prefeito eleitos testemunharam seu compromisso com a democracia, embasando-se nos três pressupostos de “ouvir o povo, onde ele estiver; ser presença constante nos bairros e vilas e estar permanentemente abertos ao diálogo e troca de idéias”.
“É sabido que nosso programa de governo e as metas a serem atingidas estão voltadas preferencialmente para atendimento aos menos favorecidos e que Curitiba somente será digna de todos nós se ela for um modelo de paz e de justiça social”, confirmou o prefeito Beto Richa, em seu discurso de posse, logo após os vereadores.
Richa foi saudado pelo novo líder de governo, vereador Mario Celso Cunha (PSB), que quer “somar esperanças de novos tempos, num governo direcionado para todos e com justiça à maioria”, deixando clara a intenção de estabelecer um relacionamento amistoso entre os poderes, para que “a nova administração pavimente uma comunidade mais justa e igualitária”. Como ex-parlamentar, Richa aprendeu a valorizar a democracia representativa, no dia-a-dia da política “porque consideramos que o bom vereador, tanto quanto o deputado estadual operoso, o deputado federal atuante ou o senador diligente, sãos os olhos e os ouvidos do povo”.
O discurso do novo prefeito pontuou sua “preocupação com os avanços na criação de oportunidades de trabalho, na garantia do acesso à educação, nas melhorias no serviço de saúde, no sistema de transportes e na habitação, sem esquecer, contudo, a segurança pública, porque os desvalidos costumam sofrer em grau maior a violência”.
Nova mesa
Na tarde deste domingo, a Câmara Municipal de Curitiba realiza nova sessão, às 16 horas, para a escolha da Mesa Executiva que irá dirigir os trabalhos legislativos nos dois primeiros anos dos mandatos dos 38 vereadores.