Decreto confirma nomes para o Prêmio Divulgação e Cultura

por Assessoria Comunicação publicado 06/12/2013 12h55, última modificação 21/09/2021 09h20

A lista de indicados para o Prêmio Cultura e Divulgação em 2014 foi publicada, nesta quarta-feira (4), no Diário Oficial do Município. Os quinze nomes foram sugeridos e analisados pelos vereadores durante este ano, sendo que a votação foi realizada em plenário no dia 6 de novembro (090.00001.2013). Entre os escolhidos estão, por exemplo, o deputado federal Marcelo Almeida (PMDB), ex-vereador e presidente da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que aprovou a PEC 150/03, pela qual 2% do orçamento federal devem ser destinados para a área da cultura.

Na relação, também consta o jornalista e historiador Milton Ivan Heller, autor de obras sobre os indígenas no Paraná, Contestado e desaparecidos da ditadura militar, entre outros temas. Fátima Ortiz, que é atriz, diretora de produção e arte, educadora e dramaturga, terá o seu trabalho artístico reconhecido. Atualmente, ela exerce a direção do Círculo de Encenação e Pesquisa. Murilo Hidalgo, presidente do Instituto Paraná de Pesquisas, é outro nome prestigiado para a premiação, cuja data ainda não foi definida.

Os demais homenageados são Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti, Leon Knopfholz, Bruno Regalo, Ruisdael Marques, Thiago Kaminski Larsen, Carlos Eduardo Batista da Costa, Centro de Tradições Gaúchas Vinte de Setembro, César Almeida, Daniele Pontarolla Martins, João Antônio Fonseca Tavares dos Santos e Márcio Cavalheiro. Mais detalhes podem ser consultados na internet, na página da Câmara Municipal, dentro do Sistema de Proposições Legislativas (SPL).

O Prêmio Cultura e Divulgação foi criado pela lei municipal 8.810/1996 e tem por objetivo “destacar as personalidades que mais se destacam, anualmente, nos setores de Cultura e Divulgação". Conforme definido na lei complementar 26, editada pelo município em 1999, cada parlamentar pode indicar no máximo, por sessão legislativa, uma pessoa para cada celebração em vigor na Câmara de Curitiba.