Câmara aprova a criação do Dia do Mackenzista em Curitiba

por Fernanda Foggiato — publicado 24/10/2022 12h30, última modificação 24/10/2022 13h31
O projeto depende da confirmação em plenário, nesta terça-feira, para então ser enviado para o Executivo.
Câmara aprova a criação do Dia do Mackenzista em Curitiba

"É um dia especial, um dia do aluno, do mackenzista", disse Noemia Rocha. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta segunda-feira (24), os vereadores da capital paranaense avançaram na discussão do Dia Municipal do Mackenzista, celebrado em 18 de outubro. O resultado, em primeiro turno, foi de 32 votos positivos e 3 abstenções. Se o projeto for confirmado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), votação prevista para a sessão desta terça (25), a data deverá fazer parte do calendário oficial de eventos da cidade (005.00275.2021).

Autora da proposição, a vereadora Noemia Rocha (MDB) justificou que a homenagem segue o exemplo da cidade de São Paulo, que desde 2005 comemora a data em alusão à importância da instituição de ensino e de seus egressos. 

O grupo educacional Mackenzie se estabeleceu na cidade de São Paulo em 1896. Foi quando o advogado norte-americano John Theron Mackenzie doou recursos para a Igreja Presbiteriana abrir, no Brasil, uma Escola de Engenharia, com a pedagogia elaborada por missionários protestantes.

Noemia destacou que a Igreja Presbiteriana está presente em Curitiba desde 1887. Contudo, o grupo educacional começou a operar na cidade em 2018, quando adquiriu o Hospital Universitário Evangélico. “É um dia especial, um dia do aluno, do mackenzista, celebrado há muitos anos no estado de São Paulo”, completou a autora. 

Além de falar do trabalho das igrejas nas áreas social e educacional, Noemia ressaltou o trabalho dos médicos Rogério Donato Kampa e Carmen Austrália Paredes Marcondes Ribas, respectivamente os diretores-gerais do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR). 

No debate do projeto de lei, Eder Borges (PP) e Osias Moraes (Republicanos) também elogiaram a atuação do Instituto Presbiteriano Mackenzie. “É uma instituição que reconhece todo o reconhecimento por sua história, por sua tradição e por suas ações para a humanidade”, comentou o primeiro vereador. Para Moraes, a entidade “tem um olhar muito humanista para as pessoas, inclusive para seus colaboradores”.

A ordem do dia desta terça traz, em primeira votação, debates importantes sobre iniciativas para flexibilizar o horário do comércio de rua, incentivar as startups e conscientizar sobre a diabetes (entenda as propostas AQUI e AQUI). Na quarta-feira (26), durante a Tribuna Livre, será discutida a empregabilidade da pessoa com deficiência (saiba mais).

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.